Escola Inovadora: Prefeitura otimiza período de férias para realização de obras e melhorias

Publicada em 22/01/2024 às 08:00

Assim como todos os anos, enquanto as crianças e os educadores da rede municipal encontram-se em férias, a Prefeitura aproveita o período para a realização de obras de reformas e de manutenção nas unidades escolares. “Trata-se de melhorias vão alinhadas ao programa Escola Inovadora, vinculado ao eixo da Ambiência Escolar, que entende as potencialidades pedagógicas de todos os espaços da escola e demonstra o cuidado com as crianças, os educadores e as famílias”, comentou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

O prefeito Luiz Fernando Machado fez um balanço dos investimentos. “Somente neste período, os investimentos da Prefeitura para as maiores intervenções ultrapassam os R$ 5 milhões. Isso sem contar os investimentos nas manutenções de rotina de todas as unidades, que se preparam para receber as crianças para o próximo ano letivo.”

Além das intervenções prediais, as obras tiveram também um olhar especial para os ambientes externos, para o desenvolvimento de atividades vinculadas ao Currículo Jundiaiense e à metodologia do “Desemparedamento da Escola”, que atua na aplicação dos conteúdos pedagógicos também fora da sala de aula e em contato com a natureza. Esse reforço contou com as instalações dos conceitos Urban95, como os Parques Naturalizados e a identidade visual da campanha Pé de Infância.

Inteiramente revitalizada, a Emeb Abigahil ganhou nova cobertura, com telha termoacústica

Somente na Emeb Professora Abighail Alves Feu Borim, no Eloy Chaves, que passou por revitalização completa, os investimentos totalizaram R$ 2,1 milhões. Inteiramente reformada, a escola reabre para os alunos neste ano letivo depois de passar pela troca de telhado (com instalação de telha termoacústica); substituição de pisos e portas; readequação da cozinha; revisão elétrica e hidráulica; instalação de câmeras; substituição da rede de águas pluviais; instalação de novo parque infantil no conceito de Parque Naturalizado; construção de nova horta; pintura geral e outras intervenções.

Já na Emeb Professora Maria Angélica Lorençon, no Corrupira, a revitalização contou com a revisão no telhado, das instalações hidráulicas e elétricas, das portas, ferragens, do reservatório de água; substituição de bebedouros, de piso e toldo, além de pintura geral. Na área externa, passaram por revitalização as calçadas e a área de embarque e desembarque. E a escola recebeu também Parque Naturalizado, brinquedo com água, caminho sensorial, espaço de leitura no bosque, horta escolar e canteiro com plantas ornamentais e árvores frutíferas.

Na Emeb Rotary Club, no Anhangabaú, as melhorias consistiram na revisão do telhado, forro, instalações hidráulicas, portas, canaletas e grelhas de captação das águas pluviais. Também foram instalados novo bebedouro, corrimão nas escadas, novo Parque Naturalizado, novos pisos e contrapisos, além de reconstrução parcial das calçadas internas e pintura geral.

De volta ao Eloy Chaves, na Emeb Professor Jânio da Silva Quadros, os telhados, instalações elétricas e hidráulicas, as portas e fechaduras e o piso da calçada ganharam revisão. Houve substituição do piso do refeitório e de parte da cobertura da quadra, que recebeu pintura, juntamente com o restante do prédio.

Na Emeb Professora Florisa Volpe, no Parque Brasília, o telhado teve a substituição das telhas de barro por telhas termoacústicas, com adequação da estrutura de madeira e instalação de forro de gesso acartonado. E na Emeb Professora Maria Aparecida de Souza Almeida Ramos (Peixinho), Jardim Tarumã, a UGE está realizando a revitalização da pintura externa e a instalação dos brinquedos do Parque Naturalizado.

Emeb Rotary irá ganhar um Parque Naturalizado, dentro do conceito Urban95

Mais intervenções
Patrimônio municipal tombado junto ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), o Complexo Argos – sede da UGE – também recebe intervenções para sua preservação.

Nos edifícios ocupados pela Unidade, mais de 3,5 mil metros quadrados de sua cobertura contou com revisão da estrutura de madeira e substituição de suas telhas cerâmicas, do tipo francesa. As fachadas receberam recuperação do revestimento, com tratamento de fissuras, limpeza e pintura em látex acrílico lavável. O muro do estacionamento ganhou também as pinturas da campanha Pé de Infância.

Além da reforma do telhado, Complexo Argos irá receber pintura das fachadas

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/01/22/escola-inovadora-prefeitura-otimiza-periodo-de-ferias-para-realizacao-de-obras-e-melhorias/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original