Casa Civil e Cijun desenvolvem aplicativo para notificar tentativa de suicídio
Publicada em 24/01/2024 às 12:09O Comitê Permanente de monitoramento do Plano Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, liderado pela Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), em parceria com a Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), trabalham para o desenvolvimento de um aplicativo para compilação de dados e notificação de ocorrências de tentativas de suicídio. A ação faz parte do Plano Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio e foi apresentada às forças de segurança (Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária e Corpo de Bombeiros), nesta terça-feira (23).
O aplicativo será de acesso restrito a integrantes das forças de segurança, que atendem ocorrências dessa natureza, além de gestores municipais. Ele terá compilado diversos dados, como por exemplo o tipo e o local da ocorrência. “Com isso será possível identificar as regiões em que há mais ocorrências para desenvolver ações específicas, além de ter uma base de dados que subsidiará a criação de políticas públicas assertivas que possam reduzir esse problema. O suicídio é uma situação grave e demanda um olhar atento do Poder Público”, comenta o Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.
O aplicativo está em fase final de elaboração e ajustes. A previsão é que seja lançado para o uso no primeiro semestre de 2024. Vale ressaltar que outras ações do Plano já foram executadas, como o lançamento da Cartilha de Prevenção ao Suicídio e o manual de capacitação para os profissionais de imprensa, com orientações de como os casos devem ser tratados pela mídia de forma ética, responsável e tecnicamente embasada, em parceria com a Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC).
“Essa será mais uma importante ação do Plano Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. O Comitê seguirá com o desenvolvimento de ações paralelas a essa, para montar uma cidade cada vez mais estruturada e com menos ocorrências desse tipo”, afirma o Assessor de Direitos Humanos e Presidente do Comitê, Paulo Fernando de Almeida.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
-
27/12/2024
Jundiaí receberá Selo MigraCidades pelo terceiro ano consecutivo
-
14/12/2024
Comitê encerra atividades do Plano Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio
-
12/12/2024
CECCO inicia curso de inclusão digital para idosos
-
10/12/2024
Em oito anos, políticas de direitos humanos garantiram o desenvolvimento das pessoas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original