Voa Pé: vivências e contato com a natureza marcam a semana de volta às aulas

Publicada em 08/02/2024 às 18:05

O “Voa Pé”, programação de vivências, brincadeiras e atividades culturais e esportivas de volta às aulas na rede municipal de Jundiaí, teve início nesta quinta-feira (08), com uma série de atrações. Desenvolvida tanto nos ambientes externos das escolas, quanto no Mundo das Crianças, parques, praças, complexos esportivos e equipamentos culturais, a atividade é uma iniciativa do programa Escola Inovadora da Unidade de Gestão de Educação, realizada de modo intersetorial com as Unidades de Gestão de Cultura (UGC) e de Esporte e Lazer (UGEL).

Logo pela manhã, a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, acompanhou a programação na Emeb Professora Maria Angélica Lorençon, que passou por revitalização completa durante as férias escolares. Nos espaços externos, como o novo jardim sensorial e o parque naturalizado, as crianças dividiram-se em grupos para ouvir contações de histórias, fazer leitura de livros, desenvolver atividades de pintura e assistir à apresentação dos músicos Tom Nando e Cora Maria.

CONFIRA AS FOTOS

“Para a revitalização desta unidade, a Prefeitura investiu R$ 465 mil, potencializando não somente o que já existia aqui, como colocando em prática os desejos e projeções das crianças, que participaram de todo o processo. O resultado é esta escola maravilhosa, onde a metodologia do ‘Desemparedamento da Escola’ e as diretrizes do Currículo Jundiaiense podem ser colocados em prática, qualificando, desde a volta às aulas, as vivências dos nossos meninos e meninas”, comentou Vastí.

Entre as atividades, as turmas aproveitaram o novo jardim sensorial e a fogueira da escola, onde assaram bananas com canela

Ao final da apresentação musical, o pequeno Murilo Monteiro, de oito anos, tomou para si o microfone e puxou com os colegas a música “Ê, sabiá!”. “Foi muito bom voltar para a escola e saber que a minha professora de coral, a Gisele Francisco, ia ser a minha professora. Também gostei de ter aula assim, fora da sala, e descobrir que tinha coisa nova na escola, como os bebedouros, o parque, a fogueira e a nova pintura da quadra”, comemorou o aluno recém-ingresso no 3º ano.

A visita também foi acompanhada pelo gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, que representou o prefeito Luiz Fernando Machado. “Em Jundiaí, Cidade das Crianças, o tema da Sustentabilidade é levado à sério e abordado pelas crianças como parte das aprendizagens escolares. E esta escola é um exemplo disso, pois desenvolve diversas propostas em contato com a natureza e conta com redários, vila das abelhas e quadra coberta. É a Educação de Jundiaí, que avança em contato com a natureza.”

Murilo assumiu o microfone e puxou a música com a turma

Mais Voa Pé
Já na Emeb Alvarina Barbosa Martins, do Jardim Bonfiglioli, as turmas do G3 (crianças com três anos) deslocaram-se no período da tarde para o Bosque Hermindo Rossi, o Bosquinho, para assistir à apresentação “Cadê o bebê? Achou!”, contação de histórias feita pelas atrizes da Cia. Gatos Gordos, inspirada no livro “O bebê da cabeça aos pés”, da autora Victoria Adler.

Misturada com canções clássicas infantis, como “Janela, janelinha”, “Nana neném” e a música da “Formiguinha”, a história contada pelo grupo fez uma brincadeira com os nomes das partes do corpo para que as crianças pudessem identificar seus nomes, procurar e encontrá-las.

A pequena Sara Varrichio, de três anos, escolheu a sua parte favorita da história. “Gostei quando elas compararam a boquinha do bebê a um moranguinho.”

A programação do Voa Pé segue ao longo desta sexta-feira (09). As atividades das crianças que envolveram deslocamentos a pé têm contado ainda com o acompanhamento das equipes da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) e da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/08/voa-pe-vivencias-e-contato-com-a-natureza-marcam-a-semana-de-volta-as-aulas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original