Vivências culturais e esportivas continuam no segundo dia de ‘Voa Pé’

Publicada em 09/02/2024 às 18:38

Ao longo desta sexta-feira (09), a Unidade de Gestão de Educação deu andamento ao segundo dia de programação do “Voa Pé” para a volta às aulas nas escolas da rede municipal.

“Entre expedições pela ambiência escolar, práticas esportivas e intervenções culturais, nossas crianças puderam experienciar nesta semana de adaptação uma série de atividades de ‘Desemparedamento da Escola’, alinhadas ao programa municipal Escola Inovadora e ao Currículo Jundiaiense. Como em todas as ações da Prefeitura, a programação do ‘Voa Pé’ foi mais uma vez realizada em parceria com as Unidades de Gestão de Cultura (UGC) e de Esporte e Lazer (UGEL), potencializando assim as aprendizagens e experimentações dos nossos meninos e meninas”, comentou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

CONFIRA AS FOTOS DO SEGUNDO DIA DE ‘VOA PÉ’

Trajeto das crianças da Emeb do Morada das Vinhas até o complexo esportivo foi acompanhado por agentes de trânsito

Na Emeb Professor Antonio Adelino Marques da Silva Brandão, do Morada das Vinhas, as turmas dos quintos anos foram a pé até o Complexo Esportivo Francisco Gastaldo, acompanhadas no trajeto pelas equipes da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT). No complexo esportivo, as turmas dividiram-se em grupos na quadra coberta e no parque para atividades esportivas, jogos, circuitos, revezamentos e brincadeiras, conduzidos pelos educadores esportivos Elenir Sabino, Edi Oliveira e Reinaldo Passos.

A Marianna Francisco, de dez anos, agora aluna do 5º ano D, comemorou a volta às aulas. “Eu treinava Ginástica Artística nesta quadra, mas parei, pois comecei a fazer Vôlei numa escola do Centro. Tem sido uma volta às aulas bem interessante. Hoje viemos para esta prática esportiva aqui, já fizemos atividades de texto e leitura, e, na aula de Artes, fizemos uma votação na sala para escolher as técnicas e modalidades que iremos desenvolver no ano”, comentou a aluna da professora Joyce da Silva.

O Gabriel Menezes, da mesma idade e turma, também aprovou as atividades. “As férias foram muito boas. Eu fui à praia, em Cabo Frio e Arraial do Cabo, mas estava com saudades da escola, das atividades de Português e Matemática e dos amigos. E hoje foi diferente. Assim é legal voltar para a escola, pois também se aprende brincando.”

O Mundo das Crianças não ficou de fora da programação e, entre as turmas que recebeu nesta sexta-feira (09) estavam as crianças da Emeb Professora Maria Gemma Gennari Carturan, da vila Rossi, e da Emeb Professor Lázaro Miranda Duarte, do Jundiainópolis, para jogos nas quadras, brincadeiras com água e expedições pelo foguete e pela casa da árvore.

No bosque, a Cia. Tramp de Palhaços, grupo composto por artistas jundiaienses, montou um verdadeiro picadeiro, para a apresentação de trechos de seu Cortejo “Olha o palhaço no meio da rua”. A turma do 4º ano da Emeb do Jundiainópolis foi uma das que não economizaram risadas para as piadas, brincadeiras e músicas apresentadas pelos palhaços Lechuga, Pompeu, Filomeno e Chimpa.

No ‘picadeiro’ do Mundo das Crianças, Lays não economizou nas risadas para a Cia. Tramp de Palhaços

A pequena Lays Ramos, de oito anos, era uma das mais animadas na plateia sob as árvores. “Eu vim aqui ao Mundo das Crianças durante as férias, mas estava com saudades, assim como da escola. Achei engraçado, principalmente quando os palhaços lançaram o desafio para que a gente não risse das graças deles. Eu tentei segurar, mas não aguentei e ri”, comentou.

Mais Voa Pé
Mais atividades de “Desemparedamento da Escola” pelo Voa Pé foram realizadas ao longo do dia. No Jardim Guanabara, as crianças da Emeb Professor Nelson Álvaro Figueiredo Brito também foram a pé, até o Parque Naturalizado do bairro, para mais atividades culturais e ao ar livre.

Parque Naturalizado do Jardim Guanabara também recebeu programações do Voa Pé

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/09/vivencias-culturais-e-esportivas-continuam-no-segundo-dia-de-voa-pe/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original