Prefeitura lança selo ‘Empresa Amiga dos Direitos Humanos’, com adesão de multinacionais

Publicada em 19/02/2024 às 14:38

Com objetivo de conscientizar e fomentar boas práticas relacionadas aos direitos humanos, a Prefeitura de Jundiaí lançou, nesta segunda-feira (19), o “Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos“. A iniciativa visa integrar as empresas da cidade na reflexão sobre os direitos inerentes à dignidade das pessoas. O lançamento foi feito em cerimônia no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Jundiaí, com apresentação detalhada do projeto, presença e adesão maciça de empresas dos mais variados segmentos.

“O Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos é uma iniciativa pioneira da Prefeitura de Jundiaí, com foco na sensibilização e no reconhecimento das empresas que demonstram um compromisso autêntico com práticas empresariais responsáveis. É fundamental que as empresas jundiaienses se engajem nesta iniciativa, pois ela ressalta a importância do ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) e o papel vital que as empresas desempenham no desenvolvimento da nossa cidade”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.

A iniciativa é das Unidades de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), Casal Civil (UGCC), por meio da Assessoria de Políticas de Direitos Humanos, Governo e Finanças (UGGF), pela Rede de Cooperação, e Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC), além da Escola de Gestão Pública (EGP).

Apresentação do Selo foi realizada no Ciesp, com representantes de diversas empresas de Jundiaí, além do prefeito Luiz Fernando Machado e gestores municipais

“Queremos identificar iniciativas e práticas de promoção dos direitos humanos no ambiente empresarial e incentivar uma reflexão quanto à responsabilidade das empresas com o respeito aos direitos humanos. Além de fomentar o desenvolvimento econômico, com atração de empresas e criação de empregos, o governo do prefeito Luiz Fernando Machado sempre esteve focado nas pessoas e na criação de condições para que elas possam se desenvolver” destaca o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

O Projeto
O selo tem como característica principal identificar e reconhecer as práticas dos direitos humanos no ambiente empresarial e ampliar a interação entre as empresas, o poder público e os cidadãos a respeito do tema. Haverá três diferentes categorias: Bronze, Prata e Ouro. As empresas garantirão um deles de acordo com a pontuação atingida por meio das ações desenvolvidas. O anúncio do resultado final e a entrega dos selos será feita ainda neste ano.

“Um dos objetivos do selo é promover o fortalecimento da consonância entre políticas públicas e proteção dos direitos humanos no ambiente empresarial e propor o compromisso público de respeito aos direitos humanos nas atividades empresariais, reconhecendo publicamente essas práticas responsáveis”, avalia o gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.

“Este projeto é um reflexo da eficácia do modelo de governança municipal, estruturado em plataformas transversais. Uma estratégia inovadora, concebida pelo prefeito Luiz Fernando Machado. Este modelo representa um exemplo de excelência e inovação para o Brasil”, diz o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Sami Mansour.

O lançamento contou com a participação de representantes de grandes empresas instaladas na cidade.

“É uma ação muito positiva realizada pela Prefeitura de Jundiaí. Quando tomamos conhecimento do projeto, não tivemos dúvidas em aderir, pois temos a cultura de valorização das pessoas enraizada em nossa empresa. Acreditamos que isso trará ainda mais visibilidade para nós e para a cidade”, ressalta o diretor de RH da Foxconn, Valdeci Besson.

Além da Foxxconn, a GL/Foods também sinalizou a participação no programa.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/19/prefeitura-lanca-selo-empresa-amiga-dos-direitos-humanos-com-adesao-de-multinacionais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original