Educação dá início a mais uma formação com foco na Saúde Mental dos educadores

Publicada em 23/02/2024 às 08:24

A Unidade de Gestão de Educação (UGE) deu início em fevereiro à formação “Cuidando de si para cuidar melhor do outro”, voltada aos educadores da rede municipal, que visa sensibilizar os profissionais sobre a importância da educação socioemocional e autocompaixão no contexto educacional. “Trata-se de mais uma iniciativa do eixo de Formação dos Educadores do programa Escola Inovadora e que, por meio de sensibilização, palestra, dinâmicas e técnicas, lança luz sobre a importância no cuidar de si para atender de melhor forma as necessidades dos estudantes”, comentou a gestora, Vastí Ferrari Marques.

Até o final do mês, a formação contará com 16 encontros, realizados nos auditórios da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot e da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), impactando mais de 2800 educadores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, como professores, educadores infantis, assistentes de direção, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas, durante as horas de trabalho pedagógico coletivo (HTPC).

Encontro da tarde dessa quarta (21) foi no auditório da FMJ, com os educadores infantis

Os encontros têm sido mediados pelos facilitadores Rodrigo Ruschel e Valentin Conde, da Gaia+, organização não governamental (ONG) que atua com projetos educacionais. A ONG já esteve presente em Jundiaí, durante o ano de 2023, com o projeto “Aprendizagens para corações e mentes”, realizado em dez escolas de Ensino Fundamental, projeto que contou com a parceria do Hospital Israelita Albert Einstein. Desta vez, a série de formações com educadores é fruto de projeto contemplado com o Fundo da AWS – Amazon Web Services, divulgado em outubro do ano passado.

Segundo a diretora do Departamento de Formação da UGE, Sílvia Magalhães, “para os educadores participantes desta formação, a Gaia+ disponibilizará, gratuitamente, o curso ‘Aprendizagens para corações e mentes’, realizado na modalidade síncrona, com duração de 40 horas. Durante os encontros, são apresentadas técnicas e estratégias de autocuidado e cuidado das crianças, auxiliando na criação de ambientes de aprendizagem orientados pela compaixão”.

Mais iniciativas
Atualmente, integram as iniciativas do programa Escola Inovadora para este tema o “Cria na Paz”, “Cuidados com o Corpo”, “Eu tenho Voz”, “Corações e Mentes” e “Crescer em Paz: Vozes de Autoria”, desenvolvidos com parceiros como Allma Hub, Rede Urban95, Fundação Van Leer, Instituto Paulista de Magistrados (IPAM), Universidade Emory – Atlanta (Estados Unidos). Com abordagens como teatro, sensibilização junto à comunidade, oferta de material educativo, perspectiva lúdica, metodologia para identificação de sentimentos, entre outros, as iniciativas focam tanto nos corpos discente e docente das escolas, como também nos familiares e na sociedade.

Na última sexta (16), encontros no auditório da Biblioteca foram voltados aos diretores e coordenadores das escolas

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/23/educacao-da-inicio-a-mais-uma-formacao-com-foco-na-saude-mental-dos-educadores/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original