Escolas reforçam a divulgação na reta final das inscrições do Comitê das Crianças
Publicada em 23/02/2024 às 08:00Faltando uma semana para o término das inscrições para o Comitê das Crianças 2024, as escolas da rede pública municipal e da rede particular têm sido importantes aliadas na divulgação junto aos estudantes. Na Emeb Irmã Flórida Mestag, no Mato Dentro, os alunos do 5º ano, da professora Edilene Oliveira, conversaram sobre o tema na manhã desta quinta-feira (22) e já surgiram interessados.
Um deles foi o Bernardo Siqueira, de 10 anos. “A professora já tinha falado do Comitê e eu vou pedir para minha mãe que me inscreva, pois sei que o Comitê tem reuniões com o prefeito. A nossa opinião também é importante para ajudar a cidade e quando os adultos nos ouvem eu acho isso algo inovador”, comentou o morador do bairro do Champirra.
A colega de sala e vizinha de bairro Laís Almeida também está interessada. “Quero que minha mãe me inscreva e, se eu for sorteada, vou falar do que pode ser feito para amenizar o impacto das chuvas, principalmente em ruas da zona rural.”
A diretora da escola, Tânia Vilela, explica que a divulgação das inscrições sempre conta com reforço nas salas. “Todos os anos, desde o surgimento do Comitê, incentivamos as professoras que reforcem na divulgação. E tivemos algumas alunas sorteadas, como a Talita Romão e a Neli Amaral. Dar voz às crianças é sempre muito importante, pois incentiva que elas sejam mais participativas”, comentou a diretora da escola premiada nacionalmente pelo trabalho pedagógico que culminou na revitalização do Parque Urbano do Mato Dentro (Espelho D’Água).
A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, falou da importância da divulgação. “Dentro do eixo da qualidade de ensino do programa Escola Inovadora, o Comitê incentiva a autonomia, investigação e protagonismo das crianças, importantes ferramentas de aprendizagens. A iniciativa vai também ao encontro do Currículo Jundiaiense, cujo trabalho tem como propósito o exercício da cidadania, colocando-se em jogo para as crianças situações e problemas que podem e devem ter a voz e a vez delas.”
Já o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, explica a proposta do Comitê. “O Comitê foi criado em 2018 após a adesão de Jundiaí à Rede Mundial de Cidades das Crianças, como órgão de escuta dos membros selecionados por sorteio para que Jundiaí se tornasse, cada vez mais, a Cidade das Crianças. Hoje o Município sedia a Rede Brasileira deste conceito e o Comitê chega à sua sexta composição, fortalecendo eixos importantes do programa municipal de mesmo nome, como a garantia da autonomia e participação delas na vida e tomada de decisões da cidade.”
Inscrições
As inscrições do Comitê das Crianças vão até a próxima quinta-feira (29) e podem ser feitas gratuitamente, por meio de formulário on-line. Podem se inscrever crianças residentes no Município e matriculadas em escolas tanto da rede pública municipal quanto da rede particular, que tenham em março, no mínimo, nove anos completos e, no máximo, dez anos e três meses – ou seja, nascidas entre 2013 e março de 2015. O sorteio dos inscritos será transmitido ao vivo pelo canal da Cultura no YouTube, no dia 08 de março, a partir das 11h30.
Mais informações podem ser obtidas no site do programa Cidade das Crianças.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original