‘Ludicidadania’ tem início nas escolas com aumento de crianças participantes

Publicada em 27/02/2024 às 12:34

O Ludicidadania, iniciativa da Prefeitura por meio das Unidades de Gestão de Educação (UGE) e de Segurança Municipal (UGSM), iniciou suas atividades nesta segunda-feira (26) no ano letivo de 2024, terceiro ano de sua realização. Com a presença de agentes da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), o projeto consiste na promoção de atividades e dinâmicas para a abordagem com os alunos nos eixos temáticos da Cidadania, Vida Saudável e Comunicação Não-Violenta.

“Desde que foi criado, em 2022, o Ludicidadania tem visto crescimento constante de seus números. Se no primeiro ano foram 530 as crianças de seis escolas participantes, em 2023, o impacto chegou a 1,5 mil estudantes, de dez unidades escolares. Números que continuaram a crescer para 2024, ano em que a iniciativa chegará a 2 mil crianças, de 50 turmas e 13 escolas diferentes. O número de agentes destacados para o serviço também aumentou: de cinco para sete guardas”, comentou o comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno.

Nesta segunda (26), as atividades já começaram em algumas das escolas participantes e uma delas foi a Emeb Professora Marina de Almeida Rinaldi Carvalho, no Jardim das Tulipas, ingressante no projeto. Para o 4º ano B, da professora Denise Gomes, o GM Barban e da GM Stefani apresentaram a proposta do Ludicidadania e o cronograma de atividades, além de conduzirem dinâmicas sobre a importância das escolhas na vida, de se escutar o que o outro tem a dizer e dos sonhos da vida de cada um.

Atividades do Ludicidadania alcançam 13 escolas e cerca de 2 mil alunos

O Kauã Santos compartilhou que seu sonho é virar policial. “Moro com meu pai, minha mãe e minha irmã. Nós somos de Sorocaba e nos mudamos este ano para cá. Como quero ser Policial Militar, achei bem legal quando soube que os guardas viriam até a escola para dar aula para minha turma. Quero aprender com eles como fazer a coisa certa”, comentou o aluno, que completou nove anos nesse domingo (25).

Já a Anne Mendes, também de nove anos, apresentou-se para os colegas. “Meu sonho é viajar para o Canadá, pois quero muito conhecer um lugar que seja frio.” E acrescentou: “na primeira aula já aprendi que cada um tem seu gosto e que não podemos querer fazer só o que os outros fazem. O nome disso é ‘Maria vai com as outras’”.

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, ressaltou a importância da iniciativa. “Por meio da abordagem lúdica e da condução sempre respeitada dos agentes da Guarda Municipal, o projeto consegue abordar com nossos meninos e meninas temas da convivência civilizada e amigável, imprescindíveis na formação dos adultos que conduzirão a Jundiaí do futuro. Trata-se de mais uma iniciativa dos programas Escola Inovadora e Cidade das Crianças na formação universal de crianças protagonistas e com autonomia no convívio social.”

Mais Ludicidadania
Com encontros semanais nas turmas de quartos anos participantes, as atividades do projeto concentram-se nos seguintes eixos e seus módulos: Cidadania (Cidadania e Civismo, e Educação no Trânsito), Vida Saudável (Educação Ambiental, Cuidado com a Natureza, Saúde e Bem-Estar) e Comunicação Não-Violenta (Bullying, Cyberbullying, Inteligência Emocional, mediação de conflitos, rodas de conversa e a importância no planejamento de vida).

As escolas atendidas pelo programa ao longo deste ano letivo serão: Antônio de Pádua Giaretta (Jardim Carlos Gomes), Aparecida Merino Elias (Medeiros), Deodato Janski (Tarumã), Deputado Ranieri Mazzilli (vila Esperança), Ivo de Bona (Almerinda Chaves), Pedro Clarismundo Fornari (Rio Acima), Professor Antonio Adelino Marques da Silva Brandão (Morada das Vinhas), Professor Flávio D’Angieri (Anhangabaú), Professor Joaquim Candelário de Freitas (vila Hortolândia), Professor Luiz Biela de Souza (Santa Gertrudes), Professora Anna Rita Alves Ludke (vila Alvorada), Professora Maria Angélica Lorençon (Corrupira), Professora Marina de Almeida Rinaldi Carvalho (Jardim das Tulipas) e Professora Marly de Marco Pereira (Fazenda Grande).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/27/ludicidadania-tem-inicio-nas-escolas-com-aumento-de-criancas-participantes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original