DEBEA alerta sobre a importância da castração de gatos machos
Publicada em 01/03/2024 às 14:56O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), órgão ligado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), alerta para a importância da castração de gatos, inclusive os machos. Além de trazer muitos benefícios para a saúde do animal, ainda evita a proliferação de animais nas ruas ou colônias. O Departamento oferece castração de cães e gatos gratuitamente por meio dos mutirões.
“Cabe salientar que a castração de gatos machos e manutenção deles em casa ou apartamento com varandas e janelas teladas sem acesso à rua é a principal forma de prevenção da Esporotricose, uma doença zoonótica. Outro benefício é que a castração de gatos machos pode fazer com que eles fiquem menos agressivos, minimizando brigas entre eles”, disse a veterinária do DEBEA, Carolina Ballarini Zetun.
A expectativa de vida de um gato castrado é de 15 a 17 anos, enquanto a de um gato não castrado pode não chegar a 10 anos de idade em alguns casos. “A castração traz muitos benefícios, tanto para o gato quanto para seu dono. Ela evita os comportamentos típicos de gatos machos, como marcação de território através do xixi, o comportamento de arranhar e afiar as unhas nos móveis da casa, além de evitar também a reprodução indesejada”, complementa a veterinária.
Outro aspecto que exemplifica a importância da castração de gatos machos é o controle populacional: enquanto uma fêmea cruza e dá cria, em média, de duas a três vezes no ano, um gato macho pode cruzar com várias fêmeas em um único dia e gerar centenas de filhotes. Ou seja, o macho é tão importante quanto a fêmea quando o assunto é controle populacional.
“Além da castração comum, outra política pública do DEBEA é o controle populacional de gatos de vida livre que convivem em colônia e que não tem dono. Os animais são capturados por armadilha disponibilizada pelo DEBEA, esterilizados e devolvidos ao local após a recuperação. As solicitações devem ser feitas ao 156 por meio de ligações telefônicas, no site ou no APP da Prefeitura, na opção colônia de gatos”, lembrou o diretor do DEBEA, Wagner Paiva.
O próximo mutirão de castração de cães e gatos está marcado para o dia 08 de março, no próprio Departamento, localizado na R. Abrahão Farrão, 8 – Chácara São Francisco. Os tutores de cães e gatos interessados em castrar seus animais de estimação gratuitamente podem fazer o cadastro pelo site do DEBEA ou pelo aplicativo APP Jundiaí, no serviço Cadastro de Animais para Castração. Depois do cadastro, as pessoas devem aguardar o contato do órgão.
Podem ser inscritos fêmeas e machos de cães e gatos, com idades entre três meses e oito anos, e peso acima de um quilo e meio. Para o serviço, serão chamados os tutores que estão cadastrados no sistema do Departamento, de acordo com o número de vagas disponíveis. Por isso, a atualização do cadastro é imprescindível.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
19/12/2024
DEBEA promove a campanha “Dezembro Verde – Não ao Abandono de Animais”
-
09/12/2024
Jundiaí sedia capacitação para delegados da Conferência Estadual das Cidades Paulistas
-
06/12/2024
Conselho Municipal de Bem-Estar Animal abre inscrições para novos membros
-
04/12/2024
Percurso da infância é desenvolvido em parceria com alunos da EMEB Deodato Janski
Baixe as fotos desta notícia na resolução original