Jundiaí fecha o cerco contra criadouros do mosquito da dengue

Publicada em 02/03/2024 às 17:18

Agentes comunitários de saúde, sob coordenação da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), estiveram nas ruas, durante todo o dia deste sábado (02), para conscientização dos moradores e eliminação dos criadouros do Aedes aegypti, que além da dengue, também transmite a zika e a chikungunya. Foram percorridos 14 quarteirões na Vila Arens, onde foram encontrados oito focos, e mais quatro no Centro, onde foram achados cinco focos.

Dados da última sexta-feira (01) apontam que Jundiaí tem 982 casos confirmados de dengue – sendo 790 autóctones, ou seja, contraídos na própria cidade. Os casos aumentaram 44% em uma semana. “Diante do aumento de casos, mais do que nunca é necessária a fiscalização e a orientação para a população. A maneira mais eficaz de combatermos o mosquito é eliminando quaisquer objetos que podem acumular água dos imóveis e descartando corretamente o lixo. Por isso, passamos de casa em casa para verificar as condições. As ações seguirão diariamente até controlarmos a situação”, comenta a gerente da VISAM, biomédica Ana Lúcia de Castro Silva.

Ação de vistoria nas casas e estabelecimentos segue nos próximos dias

Moradora da região central, Alessandra Augusta de Barros Carretta teve a casa visitada pelas agentes e aprovou a iniciativa. “É uma ação importante para verificar se há criadouros nas casas. O combate à dengue deve ser uma responsabilidade dividida entre a Prefeitura e a população”, opina.

Monitoramento
Em todo o Município, ações para combate e enfrentamento da dengue estão sendo reforçadas. Desde dezembro, a Sala de Situação da Saúde – composta por técnicos de diversas Unidades de Gestão – monitora diariamente o cenário para a adoção de medidas antecipadas e de forma transparente.

Para acompanhar dados e notícias sobre a dengue, clique aqui.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/02/jundiai-fecha-o-cerco-contra-criadouros-do-mosquito-da-dengue/
Leia mais sobre , , , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original