‘Escola Inovadora’ é apresentada em abertura de novo curso do Instituto Ayrton Senna

Publicada em 06/03/2024 às 16:05

A convite o Instituto Ayrton Senna, a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, apresentou o programa Escola Inovadora durante a abertura de novo curso on-line sobre Alfabetização lançado pela renomada instituição com foco na Educação. A apresentação foi realizada na tarde da última terça-feira (05), na sede do instituto, localizada em Pinheiros, São Paulo, e contou com a mesa de abertura “A importância da alfabetização para o desenvolvimento integral das crianças”.

“A alfabetização das crianças integra o eixo da qualidade de ensino do programa Escola Inovadora e ela só acontece da forma desejada se garantirmos algumas frentes de atuação. Entre elas estão a formação dos nossos educadores para o incentivo à leitura, a oportunização das aprendizagens em diversos ambientes dentro da escola e fora dela, pelo ‘Desemparedamento da Escola’, a conexão entre as aprendizagens e as realidades das crianças, além da atenção integral dada às conexões entre os ciclos das crianças entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental”, comentou a gestora.

Vastí também apresentou diversas iniciativas do programa municipal, principalmente com foco na alfabetização, e compartilhou as experiências exitosas da rede pelo programa Cidade das Crianças, pelo Currículo Jundiaieinse e pelo Guia de Aprendizagens ao Ar Livre.

Apresentação foi feita na sede do Instituto, localizada no bairro de Pinheiros, na capital

A mesa de abertura teve mediação da professora Dr.ª Maria Helena de Castro, titular da Segunda Cátedra do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, e que leva o nome de Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional. Maria Helena reforçou as contribuições de Jundiaí para o evento. “Jundiaí é sempre um exemplo de trabalho de qualidade, abordagem pedagógica exemplar e inovadora para todo o Brasil. Tudo isso resultado de um trabalho feito com continuidade e em rede.”

Também participou do evento o professor Dr. Mozart Neves Ramos, titular da Primeira Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da IEA-USP de Ribeirão Preto, e que anunciou, durante a abertura da 7ª edição da Semana de Atualização Pedagógica (SAP), no mês passado, a parceria com Jundiaí para o estudo da metodologia do “Desemparedamento da Escola”.

Também participaram como painelistas da mesa de abertura do curso a CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Mariana Luz, e do diretor do Instituto Alana Pedro Hartug, ambos representantes de organizações com as quais Jundiaí tem parceria com foco no programa Cidade das Crianças. Representando o Instituto também estiveram presentes o vice-presidente, Ewerton Fulini, e a diretora Inês Kisil.

O novo curso tem como foco as equipes técnicas, direções e coordenações das escolas, com encontros on-line e atividades temáticas assíncronas para os participantes, que, ao final, receberão certificado emitido pelo IEA-USP. Cerca de 90 educadores da rede municipal de Jundiaí participarão do curso.

A apresentação teve transmissão ao vivo pelo Instituto e pode ser conferida em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/06/escola-inovadora-e-apresentada-em-abertura-de-novo-curso-do-instituto-ayrton-senna/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original