Na Semana do Consumidor, Procon lança a campanha ‘Desligue o Celular’

Publicada em 13/03/2024 às 14:29

Visando alertar conscientizar os consumidores, principalmente os idosos, sobre os riscos de golpes em ligações telefônicas, e-mails ou contatos feitos por aplicativos de mensagens, o Procon de Jundiaí, em parceria com a Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), por meio da Assessoria de Políticas para a Pessoa Idosa, lança, nesta quarta-feira (13), a campanha “Desligue o Celular”. A iniciativa faz parte da Semana do Consumidor, que terá ações até o dia 25 de março.

“Os dados mostram que os principais golpes são aplicados a partir do contato virtual, por meio de links falsos ou até mesmo pelo poder de convencimento nas ligações, ou troca de mensagens. Com a campanha queremos estimular que qualquer contato suspeito seja interrompido ou simplesmente ignorado. Na dúvida, desligue o telefone”, explica a Chefe do Procon de Jundiaí, Valéria Tavares.

“Jundiaí desenvolve um trabalho de conscientização constante com atenção à pessoa idosa, de forma descentralizada e durante todo o ano, a fim de promover a garantia de direitos e que a população fique informada sobre essa prática, que está cada vez mais qualificada. Por isso, é fundamental que as pessoas desliguem o telefone ou interrompam diálogos por mensagens online e busque diretamente às empresas ou bancos que alegam estar em contato para esclarecer qualquer dúvida”, complementa a Assessora Alessandra Citelli.

Além de proteger as vítimas de novos golpes, a ação também visa garantir a estabilidade do orçamento familiar. A campanha também motivará uma série de novas ações, como palestras em associações e grupos voltados à pessoa idosa, encontro com representantes de Procons municipais, comunicação em massa via redes sociais e panfletos e articulação o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor para pressionar instituições financeiras e abolirem contato telefônico e modernizar o sistema de segurança, entre outros.

A Semana do Consumidor está prevista pela Lei Municipal nº 8.599, de 07 de março de 2016. A programação completa pode ser conferida clicando aqui.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/13/na-semana-do-consumidor-procon-lanca-a-campanha-desligue-o-celular/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original