Em evento nacional, Jundiaí é referência em políticas públicas de segurança alimentar

Publicada em 26/03/2024 às 08:00

Na última semana, em Curitiba, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), representada pela Diretora do Departamento de Abastecimento, Georgea Casoti, participou da 3ª edição do LUPPA LAB. O objetivo do encontro foi discutir a agenda da alimentação urbana, compartilhar com gestores de outras cidades as experiências de cada município e adquirir novas ferramentas que potencializam as políticas alimentares. Participaram 38 cidades selecionadas de todo o Brasil.

O evento foi realizado pelo Instituto Comida do Amanhã em correalização com o ICLEI Brasil e a Prefeitura de Curitiba. O LUPPA (Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares) é um projeto do Instituto Comida do Amanhã. Durante o encontro, as comitivas das cidades também conheceram projetos da capital paranaense.

Em evento nacional, Jundiaí é referência em políticas públicas de segurança alimentar

“As cidades têm um papel fundamental como agentes de transformação positiva dos sistemas alimentares. E Jundiaí foi selecionada para participar do encontro pela excelência nas políticas públicas de segurança alimentar. Por isso, trocamos experiências com outras cidades para aprimorar as nossas ações de acesso à alimentação saudável, redução das desigualdades e a erradicação da pobreza”, disse Georgea Casoti.

No evento, foram apresentadas diversas políticas públicas de Jundiaí na área, como os programas de fomento ao agronegócio (Cultivo Protegido e PROAJ, por exemplo), as feiras e varejões, com destaque para a implementação do novo varejão noturno do Parque do Cerrado, o Vale Verde, o Projeto Inova na Horta, as Hortas Urbanas, o Circuito das Frutas nos Terminais, o “Mexam-se”, Programa de Enfrentamento à Obesidade Infantil, e o Programa de Suplementação Alimentar.

“Nós também apresentamos um programa que está em desenvolvimento: o Frutas no Parque, que vai oferecer alimentos saudáveis nos parques municipais com o foco nas frutas”, ressaltou a diretora.

O LUPPA LAB é uma parte da jornada do LUPPA, o maior laboratório de políticas públicas alimentares do mundo, que abrange uma plataforma colaborativa e um programa contínuo de aprendizagem, para apoiar e facilitar que cidades promovam políticas alimentares com abordagem sistêmica, intersetorial, coerente e participativa.

Projetos da capital paranaense também foram visitados pelas comitivas durante o evento, com as hortas urbanas

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/26/em-evento-nacional-jundiai-e-referencia-em-politicas-publicas-de-seguranca-alimentar/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original