Tênis de Praia ganha adeptos em Jundiaí

Publicada em 08/04/2024 às 11:22

As cidades litorâneas deixaram de ser exclusividade para a prática de tênis de praia, também conhecido como beach tennis. Os municípios do interior do país vêm angariando grande número de praticantes desta modalidade esportiva como é o caso de Jundiaí (cerca de 60km de São Paulo). Além dos benefícios à saúde, a modalidade esportiva tem contribuído para aumentar o círculo de amizades e a promoção do crescimento pessoal.

Desde 2022, a Prefeitura de Jundiaí criou o programa público esportivo “Praia Tênis”, que visa ampliar o acesso à modalidade e oferecer uma opção de lazer ativo e saudável à população. O programa tem aulas gratuitas para os interessados de todas as idades e já formou aproximadamente 400 novos praticantes. O curso tem duração de quatro meses, apresenta os princípios básicos da modalidade e ocorre nas quadras de areia do Parque Mundo das Crianças.

“A Unidade de Gestão de Esporte e Lazer teve a iniciativa de inserir a modalidade no rol das atividades desenvolvidas pelo Programa Esporte Jundiaí, por entender a importância da prática em relação a saúde física, socioemocional e tantos outros benefícios que a atividade proporciona, além da oportunidade do convívio social”, afirma o gestor Luís Cláudio Taralho.

Felipe Cunha, educador esportivo, reforça a qualidade do programa público e salienta que a prefeitura oferece todo o material necessário para as aulas e que todos os professores possuem certificação da Confederação Brasileira de Tênis: “As pessoas têm a oportunidade de aprender os princípios técnicos e táticos da modalidade de uma maneira muito prazerosa. Além da prática como forma de lazer, já temos alguns ex-alunos se aventurando em torneios da modalidade”.

A empresária Shirlei Carvalho Alves Gondim e o marido, o engenheiro Ismael Caires Gondim, integraram a primeira turma da prefeitura do tênis de praia: “Eu e o Ismael, além de outras pessoas dessa turma, não deixamos de ir ao parque praticar o esporte, pelo menos uma vez por semana, para jogar e se interagir com as pessoas. Foi uma oportunidade de sair do sedentarismo”.

Desde 2022, a Prefeitura de Jundiaí criou o programa público esportivo “Praia Tênis”

Com 64 anos recém completados, a socióloga e aposentada pública Dolores Bombonato encontrou no beach tennis uma oportunidade de aumentar o grupo de amigos: “Minha vida nas quadras de areia são momentos de alegria e descontração, onde me sinto acolhida e incluída em grupos de pessoas com o mesmo objetivo: agregar. Seja nos encontros semanais, no cafezinho, nas reuniões de amigos, enfim, o jogo de beach tennis abriu uma nova perspectiva”.

“O praia tênis chegou na minha vida para trazer boas mudanças. Depois que iniciei no programa, me apaixonei pelo esporte e decidi cuidar da minha saúde e bem-estar. Estou fazendo dieta, emagreci, fiz muitas amizades, que me incentivaram nesse processo. Praticar esporte ao ar livre, com o pé na areia e num parque, que tem muita natureza, melhora nosso humor, nos sentimos mais felizes e isso muda nossa autoestima e confiança”, ressalta a administradora de empresas Priscila Xavier Crós da Silva.

A cabelereira Adriana Moreno encontrou no tênis de praia uma forma de superação. Depois de se recuperar de um tumor no ovário e enfrentar uma separação de 23 anos de casamento, o esporte abriu novos horizontes: “O beach me desafiou completamente física e emocionalmente. Passei a ter contato com várias pessoas. Tinha muita dificuldade em aprender e isso me levou a treinar mais, a me comunicar mais com as pessoas. Consequentemente me tirou de casa, me fez muito bem”.

Para a consultora de marketing esportivo, Josiane Fagundes Accieri, o beach tennis abriu uma nova oportunidade de trabalho, além da retomada das atividades esportivas. Formada em educação física, ela deixou o trabalho para cuidar dos filhos. Em 2022, fez a inscrição para o curso oferecido pela prefeitura: “Eu fiquei apaixonada pelo esporte e quis voltar a trabalhar. Fui estudar marketing esportivo e comecei a ajudar o pessoal do projeto com as redes sociais e aí foi abrindo um mar de possibilidades. Depois, me inscrevi como voluntária no Sand Series – um dos maiores torneios de Beach Tennis do Brasil – em Valinhos, no ano passado. Em janeiro deste ano, comecei a trabalhar na Federação Paulista de Tênis, como coordenadora de mídia e comunicação”.

Modalidade ganha adepto pelos benefícios agregados à prática

Christiane de Melo Chinelate, profissional de educação física, resume as suas conquistas com o início da prática do esporte: “Conheci pessoas incríveis, que mesmo depois de ter terminado o curso, mantemos contato por meio de grupos de WhatsApp para marcar o nosso #BóraJogar. É incrível o poder que o esporte tem de transformar nosso humor, nossa qualidade de vida!”.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/04/08/tenis-de-praia-ganha-adeptos-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original