Análise de solo aos agricultores é oferecida gratuitamente pela Prefeitura de Jundiaí

Publicada em 15/04/2024 às 15:27

15 de abril é Dia da Conservação do Solo. E os agricultores de Jundiaí interessados em realizar o monitoramento da fertilidade do solo da propriedade podem solicitar o atendimento, que é realizado gratuitamente pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT). O laudo é usado pelos produtores durante o processo de solicitação de financiamentos para custeio de safra junto aos bancos.

O programa consiste na análise de solo e resulta na recomendação de adubação e calagem específica para cada situação. Com a informação, os agricultores de Jundiaí conseguem melhorar a produtividade do sítio. As amostras são levadas para laboratório, que realiza a análise do tipo físico-química. O resultado é encaminhado para os engenheiros agrônomos da UGAAT para que façam a recomendação ao proprietário. “A recomendação agronômica é que permite a aplicação de corretivos e fertilizantes com as fontes, doses e épocas adequadas, evitando-se desequilíbrios e desperdícios”, comenta o engenheiro agrônomo da Prefeitura, Felipe Magro.

Análise de solo é oferecida gratuitamente pela Prefeitura de Jundiaí aos agricultores

Para solicitar o serviço, basta ao produtor entrar em contato com a UGAAT, diretamente no Paço Municipal (Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, 5º andar, Ala Norte) ou por telefone (11) 4589-8581 e receber as orientações para a coleta das amostras.

“Se você é um agricultor local, aproveite essa oportunidade para entender melhor a saúde do seu solo e melhorar suas práticas agrícolas. Com a análise de solo, você terá informações valiosas sobre os nutrientes presentes, o pH e outras características importantes para o crescimento saudável das plantas. Entre em contato conosco para agendar sua análise e dar o próximo passo em direção a uma agricultura mais sustentável e produtiva”, disse a diretora de Agronegócio, Isabel Harder.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/04/15/analise-de-solo-aos-agricultores-e-oferecida-gratuitamente-pela-prefeitura-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original