Tratamento odontológico será ampliado para EMEBs
Publicada em 10/05/2024 às 14:18As Unidades de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e de Educação (UGE) pactuaram, na última quarta-feira (8) — Dia D de ações de saúde bucal — a implantação do Tratamento Restaurador Atraumático (ART) nas escolas municipais de Jundiaí. Inicialmente, oito EMEBs serão atendidas com a técnica que consiste na restauração de dentes, dispensando o uso de equipamentos tradicionais, como o motor odontológico.
A ação integra o Programa Saúde na Escola (PSE), preconizado pelos Ministérios da Saúde e da Educação, para promover ações de saúde para as crianças. Em Jundiaí, o PSE foi implantado em 2015 em cinco escolas cadastradas. Neste ano, são 127 unidades municipais e estaduais, com aproximadamente 37 mil estudantes. Juntamente com o mapeamento das condições bucais dos alunos de zero a 15 anos, são ofertadas atividades educativas, escovações supervisionadas, aplicação de flúor e encaminhamento para atendimento odontológico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Até abril, cerca de 13,9 mil foram examinados pela equipe de saúde bucal da UGPS a partir do programa.
“Agora, também teremos o tratamento restaurador Atraumático odontológico dentro das escolas. A vantagem é não necessitar da presença da família, além de não ser utilizada anestesia ou motor, o que torna mais confortável o tratamento para as crianças”, explica a odontóloga e articuladora do PSE, Veronica de Oliveira Pinto.
A primeira unidade a receber o tratamento será a EMEB Luzia Francisca de Souza Martins, no bairro Ivoturucaia, no dia 24 de maio. Os pais e/ou responsáveis serão informados sobre a técnica e os alunos, a partir da identificação da necessidade, serão submetidos ao tratamento mediante autorização da família.
“Alinhadas ao programa Escola Inovadora, a saúde bucal faz parte dos cuidados dos meninos e meninas da nossa cidade, considerando seu desenvolvimento global. A oferta de tratamento em tempo, além de contribuir para que isso aconteça, desperta na família o senso de responsabilidade com os cuidados de seus filhos. A saúde das crianças também está no currículo jundiaiense, o que faz com que nós, em todas as fases do desenvolvimento e em todos os segmentos, desde a Educação Infantil 1 até o final do Ensino Fundamental 1, tenhamos os temas trabalhados em diferentes áreas do conhecimento”, enfatiza a gestor de Educação, Vastí Ferrari Marques.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
14/11/2024
Saúde mental: iniciativas de Jundiaí são apresentadas em congresso brasileiro
-
13/11/2024
Programas municipais inspiram a visita de comitiva de Bauru
-
12/11/2024
Novembro Azul: UBS Maringá leva informação e cuidado para bares do bairro
Baixe as fotos desta notícia na resolução original