Biblioteca comunitária recebe doação de livros e será aberta ainda em junho no Jardim Fepasa
Publicada em 13/06/2024 às 17:49Resultado da união de esforços entre a comunidade local, a Prefeitura, o Sesc Jundiaí e iniciativa privada, a biblioteca comunitária do Jardim Fepasa está na reta final para ser aberta às crianças e adultos. Um dos pontos que faltavam era a ampliação do acervo, o que ocorreu nesta semana com a entrega de cerca de 170 livros novos pela empresa Solistica, atingindo quase 500 obras, entre gibis, histórias em quadrinhos e livros de Literatura Infantojuvenil e Brasileira.
Instalado no Centro Comunitário Casa Verde, o espaço de leitura é resultado de meses de participação dos moradores locais, envolvidos desde a demanda pela sua criação até a construção do mobiliário e formação para gerenciamento de curadoria oferecidos pelas bibliotecárias Mariana Marquiori e Michele Santana, respectivamente, do Sesc e da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot – equipamento cultural da Prefeitura que também contribuiu com a destinação de acervos.
“Esta é mais uma ação viabilizada dentro do contexto do ‘Fepasa Viva’ e que só se tornou realidade graças à união dos esforços de lideranças sérias, de parceiros comprometidos e de uma comunidade interessada neste projeto”, comentou Daniele Ruiz, responsável pela Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF).
O gerente do Sesc Jundiaí, Wagner Castro, falou das motivações da parceria, incluindo desde o planejamento até as oficinas viabilizadas pelo Sesc, inclusive para construção dos móveis com a comunidade. “Tanto quanto atuar pelos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, está no DNA institucional do Sesc trabalhar em prol da sociedade e das comunidades em seu entorno. É a nossa missão contribuir para o crescimento das pessoas e vemos nesta uma parceria que vai além do institucional, mas que emociona, que motiva a vida, já que é fruto de um movimento e interesse que vêm da própria comunidade.”
Já a líder de Desenvolvimento Organizacional da Solistica, Amanda Xavier, também falou da alegria do novo espaço. “É muito bom quando boas vontades se encontram, ainda mais quando, na busca por levar bem-estar à sociedade, nossa empresa consegue identificar parceiros para incluir toda a comunidade em que estamos inseridos.”
Responsável pelo projeto dentro da comunidade, Michael Teza está mobilizando outros moradores para ajudarem na gestão da biblioteca comunitária, como Naely Silva e Bruna Silva, presentes na entrega da doação de livros. “É um desejo da comunidade ter essa biblioteca e conseguimos viabilizar com a união de todos, inclusive do Sesc. Vamos catalogar os novos livros que recebemos para ativar este espaço tão importante para nosso bairro”, afirmou.
A ambientação da Casa Verde também conta com o apoio do Colégio Divino Salvador, que contribuiu com a doação de tintas diretamente à comunidade. Com o tema ‘Pé de Infância’, a pintura dos desenhos será realizada por um artista sob a coordenação dos moradores. A instituição de ensino foi a primeira escola privada a implantar, em seu entorno, banco, lixeiras, totem e pintura no chão em consonância com o Programa Cidade das Crianças.
Participaram também do encontro: João Carlos De Luca, diretor do Departamento de Cultura; Alan Piccolo, diretor de Departamento de Ação Social da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), órgão responsável pelo centro comunitário; moradores e lideranças locais, além de demais representantes das instituições parceiras.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
01/11/2024
Turnê com os corpos municipais de Teatro e Dança encanta as crianças e famílias
-
31/10/2024
Polytheama ganha café com serviços de alimentação instalado no saguão de entrada
-
30/10/2024
Cultura: Fábrica das Infâncias Japy com programação especial para a garotada
-
29/10/2024
Cultura: Biblioteca promove contação de história neste sábado (02)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original