Jundiaí avança na proteção da criança e do Adolescente com o CRIA
Publicada em 04/07/2024 às 08:00Com oferta de serviços de maneira integrada e multiplataforma, o Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA), no Jardim Novo Horizonte, será inaugurado no mês de agosto. As primeiras semanas serão de treinamento ofertado por técnicos da Casa Sol para as equipes que atuarão no equipamento, já que, neste início de atividade, o atendimento será focado para crianças atendidas pelo projeto “Eu tenho voz”, da Unidade de Gestão de Educação (UGE).
Formatado para oferecer atividades no contraturno escolar das crianças, o CRIA contará com atividades oferecidas pelas Unidades de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Esporte e Lazer (UGEL), Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Cultura (UGC) e a própria Educação (UGE), sempre com o objetivo de fortalecer o vínculo com as crianças e suas famílias, oferecendo suporte em situações identificadas de violência.
A escolha do Jardim Novo Horizonte para a instalação do equipamento direcionado para a proteção social de vítimas em situação de vulnerabilidade se dá pela identificação do território como o que apresenta maior número de ocorrências de abusos identificadas, conforme pesquisa realizada pela médica Stela Tavolieri de Oliveira, realizada entre 2016 e 2020. Foi a partir do cenário diagnosticado que foram desencadeadas ações específicas – inclusive o projeto “Eu tenho voz”.
“A chegada do Centro de Referência da Infância ao Jardim Novo Horizonte é um importante passo na prevenção contra a violência infantil. O equipamento vai proporcionar a conscientização da população sobre a necessidade de erradicação da violência doméstica em toda a cidade, além de ser o espaço de apoio e cuidado às crianças e adolescentes da região”, disse o prefeito Luiz Fernando Machado.
Abertura
Nessa primeira etapa da funcionamento, o espaço receberá formações para os servidores da região, com foco específico na questão de violência contra as crianças. “Identificamos que cerca de 3% dos nossos estudantes sofrem algum tipo de violência fora da escola. Por isso, esse equipamento é tão importante para o atendimento que hoje já é realizado de maneira descentralizada. Com o CRIA, teremos uma referência física para o serviço”, reforça a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
O local conta com os elementos naturalizados das escolas municipais adequados às premissas da Urban95 e Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças.
“Além da união de diversas áreas da Prefeitura, também estaremos alinhados com o Ministério Público, as Forças de Segurança e o Poder Judiciário para que a política pública de proteção a mulheres, crianças e adolescentes seja executada de forma eficaz”, comentou o diretor do Departamento de Proteção Social Especial da Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social, Luiz Guilherme Fuschini Camargo.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
20/12/2024
Em Jundiaí, Programa Criança Feliz chega a 4.559 visitas em 2024
-
17/12/2024
Programa Família Acolhedora completa 15 anos com 117 crianças acolhidas
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
06/12/2024
Unidades de Gestão apresentam resultados positivos sobre empregabilidade social
Baixe as fotos desta notícia na resolução original