Jundiaí realiza Dia D de mobilização contra a dengue
Publicada em 30/11/2024 às 15:47Neste sábado (30), para alertar a população sobre a necessidade de prevenção da dengue, da zika e da chikungunya, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), realizou o Dia D de mobilização contra as arboviroses, na Praça da Matriz. O evento também marca o início da Campanha contra a Dengue 2025.
Ao longo de todo o dia, quem passou pelo Centro conferiu as barracas educativas, inclusive com diversas atividades para as crianças. “Eu vi o mosquito da dengue no microscópio. Não sabia que era assim”, disse o pequeno João Victor Dias, de 7 anos.
“É fundamental que as crianças sejam conscientizadas desde cedo sobre a importância de combater o mosquito da dengue. Elas não apenas aprendem na escola, mas também levam esse conhecimento para casa, contribuindo para a prática no dia a dia junto aos pais e responsáveis”, disse a gerente da VISAM, biomédica Ana Lúcia de Castro Silva.
Além de explicar o ciclo biológico do Aedes aegypti, os agentes conversaram com as pessoas sobre as doenças e, principalmente, fizeram o chamado para todos agirem, eliminando os criadouros do mosquito dentro de casa. “Eu me preocupo muito com a dengue, porque já vi gente quase morrer por causa dela. É algo sério, e a gente precisa agir para proteger todos, principalmente as crianças. Cada um fazendo sua parte, conseguimos evitar que mais pessoas sofram com essa doença”, lembrou a dona de casa, Lourdes de Almeida, moradora do Morada das Vinhas.
Do total de casos de dengue do Município, 22.519 são autóctones, ou seja, contraídos na cidade, e 196 são importados. A cidade acumula 16 mortes pela doença. Jundiaí também registra 4 casos de chikungunya importados. Não há ocorrências de zika. O Boletim está disponível no link: https://jundiai.sp.gov.br/boletimarboviroses/
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
04/01/2025
Prefeito realiza visitas técnicas e avalia demandas em saúde, esporte e inovação em Jundiaí
-
28/12/2024
Hospital São Vicente tem 100% dos quartos das enfermarias reformados pelo projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas”
-
28/12/2024
Sem dívidas, Saúde de Jundiaí bate investimento recorde de R$ 54 milhões
-
25/12/2024
Investimentos em tecnologia potencializam serviços e agilizam a vida do cidadão
Baixe as fotos desta notícia na resolução original