Jundiaí faz parte de estudo da Google para reduzir impacto das mudanças climáticas
Publicada em 18/12/2024 às 07:31Hoje, mais do que nunca, o enfrentamento das mudanças climáticas se apresenta como uma prioridade no planejamento das administrações públicas. O aquecimento global não é mais uma ameaça distante, ele já afeta de maneira concreta a nossa população, exigindo ações urgentes e eficazes. Nesse contexto, a tomada de decisão guiada por dados se torna uma ferramenta essencial para garantir que as políticas públicas sejam realmente eficazes. Para fortalecer as ações já realizadas pela Agenda Jundiaí 2050, a Prefeitura de Jundiaí firma parceria com a Google e a consultoria Bright Cities com foco na aferição das emissões de carbono.
A parceria com o Google e a consultoria Bright Cities é inovadora e utiliza a ferramenta Google Environmental Insights Explorer, ou Google EIE, que utiliza dados de satélite e recursos do Google Maps para fornecer insights sobre as emissões de carbono na cidade, além de outros dados ambientais importantes. Ela oferece informações detalhadas sobre as emissões de gases de efeito estufa no transporte, em edifícios e ainda analisa o potencial de geração de energia solar e as áreas verdes da cidade.
O objetivo deste estudo de caso é entender como a plataforma pode ajudar no planejamento de políticas públicas voltadas para a mitigação das mudanças climáticas. “Para Jundiaí, a prioridade é o setor de transportes, responsável por uma parcela significativa das emissões de gases do efeito estufa. Através do painel de dados do Google EIE, a cidade pode analisar, de forma precisa, as emissões de CO2 e, com base nesses dados, desenvolver políticas públicas mais direcionadas e eficazes para a redução dessas emissões. A plataforma não só ajuda a entender o cenário atual, mas também oferece um caminho para o futuro, permitindo o monitoramento e a criação de estratégias mais assertivas para combater as mudanças climáticas”, comenta o gestor de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi.
O gestor ainda lembra que na última aquisição do ônibus, em 2023, os veículos já tinham motor Euro 5, Euro 6, com menor emissão de poluentes. “Isso já começa a contribuir com a melhoria geral da cidade. E, na próxima concessão, haverá a inserção de outros tipos de matriz energética limpa pra diminuir gradativamente a emissão de gás carbônico”, ressalta.
“Este é um exemplo claro de como a tecnologia pode ser aliada do planejamento público, transformando dados em decisões que beneficiam o meio ambiente e a qualidade de vida da população. Jundiaí, com a utilização do Google EIE, demonstra que é possível integrar inovação, dados e sustentabilidade para construir um futuro mais verde e resiliente” comentou Renata Almeida, assessora que conduziu os trabalhos na Prefeitura de Jundiaí.
Os dados podem ser acessados através do site https://insights.sustainability.google/?hl=pt-BR.
Assessoria de Imprensa
-
29/12/2024
Luiz Fernando entregará Prefeitura com contas em dia para o próximo prefeito
-
21/12/2024
Rede Jundiaí de Cooperação articula parcerias de impacto social que atingem milhares de pessoas
-
19/12/2024
Mercocidades tem novo encontro da Unidade Temática das Infâncias
-
13/12/2024
Governo conclui 75% das ações do PPA 2022 – 2025