Clínica da Família amplia área de atendimento
Publicada em 08/02/2025 às 12:15A Clínica da Família Ponte São João dobrou a capacidade de atendimento, com a integração de mais pacientes da região, antes assistidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Rio Branco, Colônia e Jardim São Camilo. Ao todo, em torno de 12 mil pessoas do território passam ser atendidas no local. A ação integra o compromisso da Prefeitura com o cuidado integral e contínuo com a saúde da população.
A gestora interina de Promoção da Saúde, Dra. Márcia Facci, explica que, além de facilitar o acesso, já que os usuários residem no entorno do equipamento de saúde, a medida proporciona que um leque maior de pessoas utilize o modelo de atendimento das Clínicas da Família.
“Estamos com um olhar atento à Atenção Básica, focando na prevenção de doenças e no cuidado em tempo oportuno. As Clínicas da Família da cidade são equipamentos maiores que proporcionam mais serviços, e, também, contam com exames de imagem. Todas as equipes estão adequadas para o acolhimento e atendimento aos usuários”, ressalta a gestora.
![](https://jundiai.sp.gov.br/noticias/wp-content/uploads/sites/32/2025/02/clinica_da_familia_ponte_sao_joao-22-1280x854.jpg)
A Clínica da Família Ponte São João tem cerca de 1,2 mil m² de construção. Atualmente, conta com quatro equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), compostas por multiprofissionais: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos e auxiliares de dentista, além de equipe Emulti, com psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, fisioterapeutas, entre outros profissionais. No prédio também ocorre a oferta de exame de ultrassonografia e consultas eletivas com médico especialista em ortopedia.
Outro diferencial é a variedade de grupos, os quais proporcionam atividades preventivas e tratamentos complementares. “A CF Ponte tem grupos de caminhada para adultos e idosos, de saúde mental para adolescentes, de ginástica no Centro Esportivo Jardim Ângela, de conversa e artesanato, grupos focados em doenças como a obesidade, grupo de exames, entre tantos outros. A equipe ainda marca presença no bairro com ações na feira, no terminal de ônibus e demais espaços. São ofertas que ultrapassam a ação curativa, melhorando a qualidade de vida dos usuários do território”, complementa o diretor de Atenção Básica da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Leonard Sardinha Cabral.
![](https://jundiai.sp.gov.br/noticias/wp-content/uploads/sites/32/2025/02/acao-cf-ponte-2-1280x960.jpg)
![](https://jundiai.sp.gov.br/noticias/wp-content/uploads/sites/32/2025/02/acao-cf-ponte-960x960.jpg)
Aprovação
Entre os moradores transferidos, na última quinta-feira (6), passou por atendimento a dona de casa Maria Santa de Miranda da Silva. A moradora do Jardim Pacaembu, antes referenciada à UBS Colônia, aprovou a mudança.
“Eu fui avisada e passei hoje para agendar uma consulta. Acabei sendo acolhida e encaminhada para a médica. Foi tudo ótimo. Gostei do atendimento e do prédio. Facilitou muito para mim, porque é fácil de chegar”, ressaltou.
A Clínica da Família Ponte São João fica na rua Dr. Antenor Soares Gandra. No andar térreo do prédio, com acesso vi rua Luiz Zorzetti fica o Pronto Atendimento (PA) da Ponte.
![](https://jundiai.sp.gov.br/noticias/wp-content/uploads/sites/32/2025/02/clinica_da_familia_ponte_sao_joao-14-1280x854.jpg)
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ e Divulgação
-
07/02/2025
Saúde inicia ação em áreas rurais contra a Febre Amarela
-
07/02/2025
Vigilância Sanitária oferta capacitação para profissionais de serviços de alimentação
-
04/02/2025
Farmácia de Alto Custo: apresentação de comprovante de residência passa a ser obrigatória para abertura e renovação de processo
-
30/01/2025
Nota Oficial – Dr. Adolfo Martin pede exoneração por motivos de saúde
Baixe as fotos desta notícia na resolução original