Jundiaí intensifica ação contra Febre Amarela
Publicada em 11/02/2025 às 08:15Em ação contra a Febre Amarela, 88 casas localizadas em áreas rurais da região Norte foram visitadas pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Corrupira, no último sábado (8). A medida é parte da estratégia da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) para prevenir a doença na cidade. No Estado de São Paulo, seis mortes já foram registradas neste ano.
As residências visitadas ficam nos bairros Fernandes, São José da Pedra Santa e Condomínio Vista Alegre. Ao todo, foi verificada a situação vacinal de 177 pessoas. Destas, 29 receberam a vacina (16%), 114 estavam imunizadas (64%) e 34 recusaram a dose (20%), sendo orientadas sobre a importância da vacinação e a buscar pelo imunizante ao longo da semana.
![](https://jundiai.sp.gov.br/noticias/wp-content/uploads/sites/32/2025/02/febre-amarela-ubs-corrupira-e1739205875677.jpg)
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE), enfermeira Carolina de Azevedo, ressalta que é importante que a cidade contenha a circulação do vírus. “Jundiaí ainda não registra casos, mas aumentou a transmissão no País e os registros estão crescendo em São Paulo. A contenção é possível a partir da vacinação. Continuaremos atuando para a verificação das carteirinhas em mais ações nos bairros rurais, e a sensibilização de toda a população para a busca do imunizante”, ressalta. Os próximos bairros a receberem as equipes serão divulgados, ao longo da semana.
Vacina
No Município, a dose contra a Febre Amarela está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, no horário de atendimento das salas de vacinação. CONFIRA OS ENDEREÇOS
O esquema vacinal é de dose única da vacina para a população a partir de 5 anos. Para as crianças de 9 meses até 4 anos, são duas doses: a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos.
Nos últimos dois anos – 2023 e 2024 —, a cidade não registrou casos. Nos anos de 2017 e 2018, Jundiaí enfrentou a circulação intensa do vírus de Febre Amarela Silvestre, com a ocorrência de intensa epizootia (morte de macacos) e registros de dois casos positivos da doença em humanos.
A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
11/02/2025
VISAM identifica dois morcegos com raiva no Município
-
08/02/2025
Clínica da Família amplia área de atendimento
-
07/02/2025
Saúde inicia ação em áreas rurais contra a Febre Amarela
-
07/02/2025
Vigilância Sanitária oferta capacitação para profissionais de serviços de alimentação