Ação de arborização urbana reforça preservação ambiental na Vila Hortolândia

Publicada em 15/05/2025 às 15:00

A Prefeitura de Jundiaí através da Divisão de Paisagismo do Departamento de Parques, Jardins e Praças da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) está investindo em ações de arborização urbana com o plantio de mudas nativas na Área de Proteção Permanente (APP) da avenida Frederico Ozanan, na altura do bairro Vila Hortolândia.

Prefeitura planta mudas nativas em APP da avenida Frederico Ozanan

A iniciativa integra um plano de arborização viária em um trecho de aproximadamente 1,5 km, no entorno das obras de prolongamento da avenida. Ao todo, cerca de 950 mudas de 12 espécies nativas foram plantadas, como Jequitibá, Paineira, Pau-brasil, Aroeira-salsa, Aroeira-pimenteira, Ipê-roxo, Ipê-branco, Ipê-amarelo, Pata-de-vaca, Jacarandá, Pitangueira e Amoreira.

“A criação de uma microfloresta em trecho urbano faz parte do nosso plano de arborização, com foco na preservação ambiental, melhoria da qualidade do ar e valorização do espaço público”, explicou a chefe da Divisão de Paisagismo da UGISP, Anelise Marcos de Assumpção Padovani.

As ações de paisagismo contemplam toda a extensão da calçada e da ciclovia implantada no local. A ideia é repor as árvores que ao longo do tempo foram retiradas, proteger o leito do rio Jundiaí e oferecer mais conforto aos pedestres e ciclistas.

“As árvores vão compor o ambiente urbano, oferecer sombra e ajudar na recuperação ambiental da região. As ações de plantio também fazem parte das medidas de compensação ambiental”, destacou Anelise.

Entre as ações também está prevista a retirada de uma árvore comprometida, com risco iminente de queda. A remoção foi autorizada por laudo técnico da Defesa Civil.

A entrega do trecho está prevista para os próximos dias. 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/05/15/acao-de-arborizacao-urbana-reforca-preservacao-ambiental-na-vila-hortolandia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original