Jundiaí celebra a Reforma Psiquiátrica com a décima edição do Fórum da Luta Antimanicomial
Publicada em 15/05/2025 às 13:15Marcado pela emoção da população e dos usuários e trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Jundiaí, foi realizado na última quarta-feira (14), pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por meio da Coordenação de Saúde Mental, a décima edição do Fórum Municipal da Luta Antimanicomial. O evento, em parceria com o Sesc, reuniu mais de 200 pessoas.
A iniciativa integra a programação da cidade para celebrar a transformação do modelo de saúde mental no Brasil, a partir do fechamento dos manicômios e do movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira. Neste ano, o tema central foi “Saúde Mental: cuidar e ser cuidado com respeito e dignidade”.

“Com a presença de convidados que são referências na área, ampliamos a reflexão sobre a garantia dos direitos humanos, a produção de vida e o cuidado em liberdade. No Município, o tema é visto como tem que ser, como política de Estado, com direcionamento e continuidade das ações, sempre balizadas pela Política Nacional de Saúde Mental”, ressaltou o coordenador de Saúde Mental da UGPS, Alexandre Moreno Sandri.
A gestora de Promoção da Saúde, Dra. Márcia Facci, representando o prefeito Gustavo Martinelli, também destacou a importância do evento para fortalecer o trabalho já realizado na cidade. “Esse é um grande momento, que também marca um trabalho potente que, ao longo dos anos, tem produzido excelentes frutos e o qual vamos fortalecer e ampliar”, afirmou.
Também prestigiaram a abertura, o presidente da Câmara Municipal, Edicarlos Vieira, o presidente do Sesc Jundiaí, Wagner Dini, e o gestor adjunto de Promoção da Saúde, Allan Gomes de Lorena, além de diretores da UGPS, e representantes da Guarda Municipal e de demais unidades de governo.


Debates
Durante o dia, o Fórum contou com quatro mesas de debate. A primeira, conduzida pela psicóloga, psicanalista, doutoranda pela UNICAMP e docente da Pós-Graduação do Instituto de Pesquisa e Estudos em Psicanálise nos Espaços Públicos, Kelly Macedo Alcântara, discutiu “Saúde Mental e sustentabilidade do viver: reflexões sobre a produção do sofrimento psíquico na sociedade contemporânea”.
Na sequência, a psicanalista, pesquisadora no IP/USP, LATESFIP/USP, doutora em Educação na FE/USP, com pós-doutorado em Psicologia Clínica no IP/USP e integrante da Rede Nacional de Pesquisas em Saúde Mental de Crianças e Adolescentes (SMCA), Ilana Katz, falou sobre “Saúde mental e Educação: como as escolas podem se configurar em espaços de promoção de vida?”.
Dando seguimento às discussões, a professora do curso de psicologia na Universidade Mackenzie e da Residência Médica de Psiquiatria da Escola Municipal de Saúde de São Paulo, mestre em saúde mental pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa- Portugal e doutora em psicologia social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Isadora Simões de Souza, abordou a temática “Gênero, Classe e Raça: reflexões interseccionais sobre o cuidado às mulheres na Atenção Psicossocial”.
Encerrando o evento, a professora de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, doutora em Filosofia pela USP, mestre em Política e Serviços de Saúde Mental pela Universidade NOVA de Lisboa e mestre em Saúde Coletiva pela USP, Claudia Braga, apresentou uma reflexão sobre “De onde viemos, para onde vamos: perspectivas, desafios e imaginação política na Reforma Psiquiátrica Brasileira”.
O Sesc ainda recebeu a Feira Colmeia Ecosol, iniciativa intersetorial da Prefeitura para o fomento a atividades geradoras de renda por meio de Economia Criativa e Solidária e para oportunizar o contato com os consumidores.
Programação
A programação comemorativa continua até o final do mês. Dia 16, profissionais e trabalhadores da RAPS participam da Marcha da Luta Antimanicomial em São Paulo. No dia 23, usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) representam a cidade nas atividades esportivas do InterCAPS, no Parque Ecológico de Campinas. Já no dia 29, no Espaço Expressa será realizada uma ação voltada aos profissionais e trabalhadores. Juntamente com apresentações artísticas de oficinas ocorridas nos serviços de saúde, haverá uma roda de conversa.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
14/05/2025
Morcego com raiva é confirmado no bairro Engordadouro
-
13/05/2025
Carreta da Mamografia inicia os atendimentos no Paço Municipal
-
13/05/2025
Vacina contra gripe é aplicada no grupo prioritário
-
11/05/2025
Carreta da Mamografia: atendimento começa na próxima terça (13)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original