Programa da Prefeitura leva alimentação saudável para famílias de Jundiaí

Publicada em 24/07/2025 às 14:02

A Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Desenvolvimento Ambiental (UNIDAM) e do Departamento de Parques, Jardins e Praças da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), tem promovido uma alimentação mais saudável para cerca de 600 famílias em situação de vulnerabilidade. A ação é realizada por meio do Programa Delícia de Reciclagem, que distribui hortaliças e legumes cultivados na horta da UNIDAM em troca de lixo seco destinado à reciclagem.

Programa Delícia de Reciclagem leva alimentos para 600 famílias em situação de vulnerabilidade

Entre os alimentos produzidos na horta estão: chicória, alface, rúcula, beterraba, cenoura, couve-chinesa, cheiro-verde, mandioca, almeirão, berinjela e abobrinha italiana. As famílias atendidas moram nos seguintes bairros: Jardim São Camilo, Sorocabana, Parque Nova República, Santa Gertrudes, Tupi (1, 2 e 3), Vila Ana, Jardim Fepasa e Núcleo Centenário.

Os moradores desses bairros recebem uma vez por semana uma sacola com os produtos em troca de materiais recicláveis, como garrafas PET, papelão e vidro. Todo o material recolhido é encaminhado ao Geresol (Gerenciamento de Resíduos Sólidos), onde é pesado e destinado à reciclagem. Somente na última semana foram arrecadados 260 quilos de recicláveis e, até a metade deste mês de julho, já foram recolhidos 610 quilos de lixo seco.

Novidades: inclusão de PANCs e receitas
Na próxima fase, o programa passará a incluir também PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e plantas aromáticas nas sacolas entregues para a população. A proposta é acompanhar os alimentos com receitas e orientações sobre como utilizá-los no preparo das refeições.

“Já estamos iniciando a produção de algumas mudas, que futuramente também poderão ser entregues à população. A ideia é incorporar essas plantas nas sacolas e levar as informações sobre o que são, como plantar e como utilizar. São hortaliças bonitas, saudáveis e totalmente livres de agrotóxicos. Acreditamos que essa é uma forma de oferecer uma alimentação de qualidade para quem mais precisa”, explicou a técnica agrícola, Luciana Moraes.

Ampliação do programa
A presidente do Fundo Social de Solidariedade (FUNSS), Ellen Camila Martinelli, esteve na horta e destacou que o programa deverá ser ampliado.

“O Fundo Social deverá firmar uma parceria com a UNIDAM para que esses alimentos também cheguem às pessoas atendidas no FUNSS. Além disso vamos oferecer cursos voltados tanto à valorização do alimento do ponto de vista nutricional quanto à qualificação para o mercado de trabalho, promovendo autonomia financeira”, afirmou Ellen.

Ellen Camila Martinelli visita horta da UNIDAM

Visitas monitoradas
A horta da UNIDAM também está aberta para visitas monitoradas, que podem ser agendadas por escolas, instituições e grupos interessados.

“Recebemos grupos organizados de diversas idades e apresentamos todo o processo desenvolvido aqui. Além de conhecerem as hortaliças livres de veneno, os visitantes aprendem para que servem, como utilizar e até recebem sugestões de receitas”, completou Luciana Moraes.

Telefone: (11) 4521-1713
Endereço: R. Ernesto Gonçalves Rosa Júnior, 150 – Jardim Florestal

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/07/24/programa-da-prefeitura-leva-alimentacao-saudavel-para-familias-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original