Defesa Civil de Jundiaí promove curso de prevenção e combate a incêndios para militares do 12º GAAAe
Publicada em 18/08/2025 às 16:01A Prefeitura de Jundiaí, através da Defesa Civil, promoveu um curso de capacitação voltado à prevenção e combate a incêndios para os militares do 12º Grupo de Artilharia Antiaérea (12º GAAAe). A atividade foi realizada no próprio Exército e reuniu centenas de participantes.

“O curso tem importância enorme, principalmente para os soldados e brigadistas escalados aqui dentro do 12º GAAAe. São instruções que poderemos colocar em prática dentro da nossa organização militar e também externamente, caso a população necessite de apoio ou parceria com a Defesa Civil e demais órgãos envolvidos nessa capacitação”, afirmou Felipe Cavalcanti, Capitão do 12º GAAAe.
A capacitação foi dividida em duas etapas. A primeira foi teórica e contou com as participações de integrantes da Defesa Civil, Divisão Florestal da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Instituto da Serra do Japi e Rede Integrada de Emergência de Jundiaí e Região (RINEM). Foram abordados temas como prevenção, procedimentos em caso de incêndio e preservação ambiental.
De acordo com Coronel Gimenez, coordenador da Defesa Civil, o 12º GAAAe fica em uma área extensa e cercada por vegetação, o que exige preparo constante e ações imediatas.
“Ainda estamos no período de estiagem e baixa umidade relativa do ar. Quanto mais pessoas capacitadas para combater focos de incêndio, menores serão as áreas atingidas pelas queimadas”, explicou.



A segunda etapa foi prática. Os participantes foram a campo e manusearam os equipamentos em uma simulação real de combate ao fogo, com apoio direto do Corpo de Bombeiros.
A ação integra as estratégias da Operação Estiagem 2025, conduzida pela Defesa Civil de Jundiaí, que tem como objetivo reduzir os riscos de queimadas e proteger áreas verdes durante o período seco, entre maio e setembro.



“O treinamento reforça a parceria entre os órgãos municipais e o Exército, ampliando a capacidade de resposta em situações emergenciais e garantindo maior segurança para a população”, concluiu Gimenez.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
-
09/08/2025
Defesa Civil alerta para queda de temperatura no final de semana em Jundiaí
-
02/08/2025
Prefeitura de Jundiaí realiza curso de combate a incêndios rurais para produtores
-
29/07/2025
Jundiaí é a primeira cidade do interior a oferecer Curso Técnico em Defesa Civil
-
28/07/2025
Semana começa com frente fria e previsão de queda nas temperaturas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original