Prefeitura de Jundiaí cria canal ‘Escuta Segura’ para apoio e proteção aos servidores municipais
Publicada em 09/09/2025 às 17:00Nesta segunda-feira (9), no auditório do Paço Municipal, a Prefeitura de Jundiaí lançou oficialmente o canal Escuta Segura, uma ferramenta voltada para a prevenção, acolhimento e tratamento de relatos de assédio moral e sexual na administração pública. O evento contou com a presença do prefeito Gustavo Martinelli, secretários municipais, diretores e técnicos da gestão.

O Escuta Segura é um canal sigiloso para servidores registrarem denúncias de assédio, acessível também pelo WhatsApp. Criado por decreto em julho, o programa conta com comissões específicas para análise dos casos e é acompanhado por uma cartilha digital que orienta sobre o que caracteriza assédio moral e sexual.
O prefeito destacou que a criação do canal atende a um compromisso assumido em seu plano de governo e simboliza a valorização dos servidores públicos. “É com muita alegria que lançamos o Escuta Segura. Não adianta termos projetos no papel sem colocá-los em prática. O exemplo deve vir de nós, secretários e diretores, para que todos os servidores tenham segurança e respeito no ambiente de trabalho”, afirmou Martinelli.

O secretário de Administração e Gestão de Pessoas (SMAGP), Luiz Henrique Toresin, destacou a relevância da iniciativa. “Trata-se de uma ação de grande importância, que já estava prevista no plano de governo do prefeito Martinelli e que agora se concretiza em um momento muito significativo para a Prefeitura”, afirmou.
Na sequência, o secretário adjunto da SMAGP, Carlos Umberto Rossi, destacou que o objetivo é promover um ambiente de trabalho saudável. “O prefeito nos incumbiu de ter um trabalho humanizado, receptivo e principalmente seguro para todos os servidores. Gostaríamos de não precisar usar o canal, mas é importante que exista para que as denúncias sejam respeitadas e apuradas, garantindo transparência e segurança para todos”, disse.
A diretora do Departamento de Desenvolvimento do Servidor, Isabela Munhoz Benetti, explicou como o programa funcionará na prática e ressaltou o caráter educativo do projeto.
“Mais do que um espaço de denúncia, o Escuta Segura é um instrumento de prevenção, informação e apoio. As comissões terão papel fundamental na análise responsável e no esclarecimento sobre o que caracteriza ou não o assédio, ajudando a construir um ambiente de trabalho mais saudável”, explicou.



O sistema será operado em parceria com o Ouvidor Digital, empresa especializada em governança e gestão de riscos, que oferece recursos tecnológicos para garantir sigilo e acessibilidade. O diretor da plataforma, Márcio Luz, destacou que a iniciativa coloca Jundiaí entre as poucas cidades do país a adotar um canal específico para tratar o tema.
Com a novidade, os servidores poderão registrar relatos de forma digital e confidencial, permitindo à administração identificar padrões, prevenir ocorrências e agir de forma mais efetiva em casos confirmados. Para mais informações, acesse o site do Escuta Segura.
Medidas da Prefeitura reforçam valorização dos servidores
Além do lançamento do canal, Gustavo Martinelli também destacou outras medidas da administração voltadas ao bem-estar e valorização dos servidores. Entre elas estão os encontros “Bom Dia Servidor”, que promovem diálogo direto entre a gestão e diferentes categorias do funcionalismo, a reformulação dos protocolos de atendimento psicológico e psiquiátrico, a ampliação do direito a faltas abonadas, o reajuste salarial e a nomeação de servidores de carreira para cargos de chefia, reforçando a experiência e competência dentro da gestão pública.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
Baixe as fotos desta notícia na resolução original