Prevenção: vacina antirrábica é aplicada na VISAM durante o ano todo
Publicada em 09/09/2025 às 16:00A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) aplicou, neste ano, 1.455 doses da vacina antirrábica em cães e gatos da cidade. O órgão é posto fixo de vacinação e, durante o ano todo, oferta o imunizante aos pets dos munícipes.
A aplicação, seguindo as diretrizes do Programa Estadual de Vigilância e Controle da Raiva, ocorre mediante agendamento pelos (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350. A medida é necessária para evitar desperdício dos frascos, já que cada um contém 25 doses com validade de até três dias corridos após a abertura. Assim que a VISAM atinge 25 cães ou gatos para vacinação, os tutores são devidamente avisados sobre a data e o horário em que devem levar seus animais ao órgão.


A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave e pode acometer qualquer mamífero, levando ao óbito em aproximadamente 100% dos casos. O coordenador da VISAM, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento, ressalta que é fundamental que a antirrábica seja ministrada anualmente nos pets.
“Para o homem, a transmissão ocorre pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, arranhadura e/ou lambedura. Os animais domésticos precisam estar com a vacina em dia, tanto para a proteção deles como dos seres humanos. Em todo o Estado, não é mais efetuada a campanha, que era levada aos bairros. Amparada em análise epidemiológica robusta, a Secretaria Estadual interrompeu essa ação, mas efetua o encaminhamento das doses para aplicação a partir de agendamento. Por isso, em qualquer período do ano, os munícipes podem entrar em contato conosco para solicitar a vacinação de seu cão ou gato”, ressalta.
Outras ações
Além da vacinação antirrábica, a VISAM, dentro do Programa Municipal de Prevenção da Raiva, efetua o recolhimento de morcegos mortos e em comportamento atípico, para diagnóstico laboratorial e avaliação epidemiológica da doença, visando analisar a circulação do vírus rábico na cidade. Neste ano, cinco morcegos positivos para a raiva foram identificados no Município. Em 2024 e 2023, foram 10 e 17, respectivamente.
Ao longo do ano, o órgão também realiza ações de orientação à população e aos profissionais que atuam na saúde e em clínicas veterinárias sobre as medidas preventivas.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
09/09/2025
Cuidados com escorpião devem ser tomados o ano todo
-
08/09/2025
Vigilância Sanitária realiza capacitação sobre boas práticas para esterilização
-
06/09/2025
Jundiaí receberá novo aparelho de radioterapia para o Hospital São Vicente
-
05/09/2025
Sábado tem ação especial de vacinação na Praça da Matriz
Baixe as fotos desta notícia na resolução original