GT do Centro promove encontro para discutir ações de segurança e ‘Vizinhança Solidária’

Publicada em 19/11/2025 às 14:00

O Grupo de Trabalho (GT) do Centro promoveu uma reunião com moradores, comerciantes, representantes da Polícia Militar e integrantes do Conselho de Segurança Barão de Jundiahy (Conseg) para discutir ações de segurança e apresentar a implantação do Programa Vizinhança Solidária na região central. O encontro, realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL), integra as iniciativas do Centro da Gente dentro do eixo de Zeladoria Urbana.

Encontro reuniu comunidade e forças de segurança para explicar o funcionamento do Programa Vizinhança Solidária

A organização da reunião contou com a atuação de Daniela Colagrossi, engenheira e urbanista da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (SMPUMA) e coordenadora do GT do Centro. Segundo ela, a implantação do programa representa uma retomada das ações de segurança comunitária no bairro. “Houve uma tentativa anterior que não avançou. Agora conseguimos reunir 20 interessados e articular a parceria com a Polícia Militar, o Conseg Barão, a Catedral Nossa Senhora do Desterro e os comerciantes, criando uma base sólida para que o programa cresça e contribua para um Centro cada vez mais seguro”, afirmou.

Luiz Pedro Bourscheidt, presidente do Conseg Barão de Jundiahy e Daniela Colagrossi, coordenadora do GT do Centro, durante o encontro sobre segurança na região central

Durante o encontro, o policial militar Cabo Ozório apresentou o funcionamento do programa e orientou os participantes sobre práticas de segurança e convivência. Segundo ele, o Vizinhança Solidária busca fortalecer laços entre vizinhos e melhorar a comunicação com as forças de segurança.

O presidente do Conseg Barão de Jundiahy, Luiz Pedro Bourscheidt, ressaltou a relevância da participação comunitária. “Hoje damos o pontapé inicial do Vizinhança Solidária no Centro. O Conseg é o elo entre a população e as polícias Civil e Militar, além da Guarda Municipal. Já são 26 bairros com o programa e, com o Centro, chegamos a 27”, afirmou.

Moradora do Centro desde 1975 e integrante do Conselho de Segurança, Eunice Carolina Peralli Spiandorin avaliou o encontro como um avanço importante. “Sempre lutei pela Vizinhança Solidária aqui. Agora temos um grupo unido, moradores, comerciantes e o poder público trabalhando juntos”, comentou. Ela também destacou melhorias recentes percebidas na região. “A limpeza melhorou muito. Quando comunicamos algo, logo é resolvido. Estamos sendo escutados.”

Com a implantação do Vizinhança Solidária no Centro, o GT segue articulando a expansão do programa e o fortalecimento da rede comunitária, com o objetivo de promover um ambiente mais seguro e acolhedor para quem vive e trabalha na região.

Assessoria de Imprensa 
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/11/19/gt-do-centro-promove-encontro-para-discutir-acoes-de-seguranca-e-vizinhanca-solidaria/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original