Palestrante faz avaliação e aponta desafios da Assistência Social
Publicada em 30/07/2015 às 15:02Um diagnóstico dos dez anos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e os desafios para os próximos dez foram traçados pela assistente social e professora da Puc-SP, Aldaíza Sposati, na palestra “Consolidação do Suas”, na noite dessa quarta-feira (29), no auditório Elis Regina, no Complexo Argos, para uma plateia formada por representantes da Assistência Social na cidade.
O evento antecipa a programação da 10ª Conferência Municipal da Assistência Social, nos dias 5 e 6 de agosto, organizada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) e Conselho Municipal de Assistência Social, com o tema “Pacto Republicano no SUAS 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.
LEIA TAMBÉM
Jundiaí se prepara para a Semana do Bebê
Serviço Família Acolhedora realiza capacitação
Imprensa vai ter lista de beneficiários do Bolsa Família
Referência em Assistência Social no País, a professora Aldaíza Sposati deu uma aula sobre o Suas, que teve início em 2005 e este ano completa 10 anos. “Neste período, muita coisa aconteceu, o sistema adquiriu maturidade, mas ainda tem muitos desafios pela frente. Estamos em um processo histórico, construindo horizontes para a nova geração de trabalhadores desta política pública”, disse.
Segundo Aldaíza, o Suas está em um momento de redirecionamento para ser mais incisivo como política pública e direitos de cidadania. “Desta conferência vamos tirar as deliberações para que o Suas se consolide para as realidades da cidade, do Estado e do País.”
O vice-prefeito, Durval Orlato, que representou o prefeito Pedro Bigardi, destacou a importância da conferência. “A proposta é fazer um diagnóstico para saber onde estamos e aonde queremos chegar e a conferência é importante para o planejamento dos próximos dez anos”, apontou.Para a secretária da Semads, Rita de Cássia Angarten Marchiori, foi um privilégio contar com uma palestrante do gabarito da professora Aldaíza para debater um tema tão desafiador. “Este é o momento de rever a história e projetar os próximos dez anos do sistema e contar com a experiência da professora Aldaíza é um privilégio”, destacou.
Rita falou sobre o processo de construção da conferência, que se iniciou nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), debatendo demandas com os usuários. “Nos reunimos com as pessoas e conversamos sobre as perspectivas e desafios da Assistência Social e as propostas serão debatidas na conferência.”
A secretária da Semads também destacou a participação da comunidade. “Este ano tivermos o maior número de inscritos em dez anos, foram 250 pessoas, o que nos deixa muito alegre, pois significa que as pessoas querem discutir a Assistência Social.”
Representando a Câmara Municipal, a vereadora Marilena Negro, que é assistente social, ressaltou a mobilização do segmento. “Quando vemos essa mobilização dos agentes da Assistência Social, temos de legitimar e aplaudir.”
Segundo a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e diretora de Proteção Especial da Semads, Joana de Cássia Prudêncio, a conferência tem o importante papel de traçar o futuro do Suas. “A proposta é avaliar o que conseguimos avançar do que foi deliberado em 2005 e planejar os próximos dez com base nas diretrizes tiradas na conferência deste ano.”
Representante dos usuários no Conselho, André Santos dos Anjos, destacou a importância da participação dos usuários no debate do Suas. “A expectativa em relação à conferência é que sejam pactuados novos trabalhos e cada vez mais o cidadão se empodere de seus direitos e deveres.”
A educadora social e representante do Fórum dos Trabalhadores da Assistência Social, Edilaine Cardoso, salientou a importância da consolidação das políticas públicas da área. “Há dez anos conseguimos organizar o sistema e o desafio agora para o governo e para os trabalhadores é sustentar e ter recursos para isso.”
Durante a conferência municipal serão discutidos temas dentro de eixos específicos, como a dignidade humana e justiça social; participação social como fundamento do SUAS; primazia da responsabilidade do Estado; qualificação do trabalho no SUAS; e assistência social é direito.
Viviane Rodrigues
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
-
14/11/2024
Conselho de Assistência Social abre inscrições para novos integrantes
-
27/04/2023
UGADS abre inscrições para a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social
-
09/02/2023
Novos integrantes do Conselho de Assistência Social tomam posse para novo biênio
-
17/12/2021
Famílias do São Camilo são atendidas pelos serviços sociais e receberão auxílio moradia
Baixe as fotos desta notícia na resolução original