Curso de primeiros socorros da Cruz Vermelha termina quinta (13)
Publicada em 12/08/2015 às 18:02Os métodos corretos de agir durante casos de emergência preenchem a carga horária do curso de primeiros socorros ministrado pela Cruz Vermelha a um grupo de 30 pessoas na sede do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), na Vila Militar, em Jundiaí.
A atividade começou nesta quarta-feira (12), prossegue até a tarde desta quinta (13) e conta a participação de integrantes da Defesa Civil, guardas municipais da Divisão Florestal, servidores das secretarias de Esportes e Lazer e de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), além de militares do 12° GAC.
“É mais uma mostra de ação integrada que envolve as forças de segurança, secretarias e órgãos importantes. Todo conhecimento é fundamental, principalmente para equipes que desenvolvem trabalhos que possam exigir o salvamento de vidas”, destaca o assessor municipal Fernando Salvia Mazzei.
LEIA TAMBÉM
Defesa Civil pede cuidados com a baixa umidade do ar
GGIM discute ações integradas em terminais de ônibus
GM e Defesa Civil ensinam técnicas de combate a incêndio em fazendas
De acordo com Philipe Sampaio, do Departamento de Primeiros Socorros da Cruz Vermelha, responsável pelo curso em Jundiaí, a iniciativa começou este ano e 30 cidades do Estado de São Paulo já receberam a capacitação. A meta é levá-la para outros 30 municípios até o final de 2015.
“Estes grupos geralmente são os primeiros a chegar em situações de risco e emergência. Saber prestar os primeiros socorros, mesmo que sejam básicos, trata-se de uma pronta resposta até a achegada de equipes especializadas”, diz Sampaio. “Por isso, cada vez mais somos acionados para ajudar nesta importante capacitação”, conclui.
Na aula desta quarta-feira (12), os participantes aprenderam o procedimento de reanimação cardiopulmonar, como agir em casos de ferimentos hemorrágicos e queimaduras e fazer a avaliação da cena e de vítimas.
A programação para esta quinta-feira (13) prevê a forma de se proceder em casos de emergências clínicas, como convulsão e desmaio, como agir diante acidentes com animais e envenenamento, além de técnicas de transporte. A atividade começa às 8h e prossegue até as 16h, com paralisação de duas horas para almoço. No final do curso, os participantes receberão certificados.
O subinspetor e chefe imediato da Divisão Florestal da Guarda Municipal, Mauro Rodrigues Castro Júnior, participou das aulas e destacou que todo novo GM passa por um curso de primeiros socorros antes de fazer parte da corporação.
“Mas a reciclagem é fundamental. Combatemos incêndios na Serra do Japi, área de muitos animais, entre eles peçonhentos. Por isso é essencial saber agir diante de uma situação em que a população ou seu próprio parceiro precise de ajuda”, destaca Castro.
Militares do 12º GAC participam do curso, embora treinados para agir em qualquer tipo de situação. “Para nós é interessante este tipo de interação e cooperação com o poder público. Tivemos participação nas operações de pacificação dos morros do Alemão, Penha e da Comunidade da Maré, no Rio de Janeiro, além das missões no Haiti. Trocar e presenciar novas experiências que são empregadas para o salvamento de vidas civis sempre é de grande valia para o Exército”, comenta o capitão Elói Everton Gomes.
Ivan Lopes
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
-
20/11/2024
Projeto “Resfria Jundiaí” avança com reunião para implementação da etapa inicial
-
15/11/2024
Novo Canil da GM reforça a segurança e agrada moradores
-
14/11/2024
Gestores fazem vistoria final no CIES antes da entrega
-
12/11/2024
Veja o que abre e fecha nos feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra
Baixe as fotos desta notícia na resolução original