Fumas discute regularização no Jardim Guanabara
Publicada em 17/08/2015 às 14:37Moradores da região do Jardim Guanabara participaram nesse sábado (15) de encontro organizado pela Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) sobre uma proposta de regularização fundiária de comunidade do local, com base na lei federal 11.977, de 7 de julho de 2009, e no decreto municipal 25.868, de 27 de julho de 2015 (ver página 20), recém-publicado pelo prefeito Pedro Bigardi.
Com esse respaldo, a proposta da Fumas é elaborar um Projeto de Urbanização que possa manter o máximo de famílias no local, promovendo a regularização fundiária, removendo apenas as moradias insalubres ou localizadas nas áreas de risco já apontadas no levantamento feito pela Defesa Civil. E dessa forma garantir a dignidade das famílias que residem há mais de 20 anos no local e seus vínculos com o território.
LEIA TAMBÉM
Governo investe R$ 17 milhões em obras nas escolas
Jundiaí analisa custo da infraestrutura de imóveis desocupados
Fumas alerta sobre site falso para empreendimentos habitacionais
Na oportunidade foram apresentados os conceitos de regularização fundiária, demarcação urbanística, legitimação de posse, bem como a importância da comunidade organizada e foram esclarecidas as dúvidas gerais da população.
Um dos pontos explicados foi que regularização fundiária é quando o Estado reconhece o direito à moradia e garante a posse por ocupantes de áreas irregulares, que conquistam direitos sobre o terreno. A partir disso, podem conquistar a segurança da moradia, mas se trata de um conjunto de medidas tomadas tanto pelo poder público quanto pela comunidade organizada que une várias políticas públicas e promove a cidadania.De acordo com a diretora da Fumas, Tatiana Reis Pimenta, o próximo passo será a oficina de selagem que está marcada para este sábado (22), para criar a identidade visual da comunidade por meio de um concurso com as crianças, como já foi feito com o Jardim São Camilo, Jardim Novo Horizonte e Vila Ana, passando em seguida para a atualização cadastral, que será executada com o próprio corpo técnico da Fumas.
José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
-
24/06/2026
Jundiaí registra o terceiro maior volume de chuva do Estado nas últimas 24 horas -
23/06/2026
Massa de ar frio mantém temperaturas baixas em Jundiaí nos próximos dias -
18/06/2026
Defesa Civil alerta para cuidados com a chegada do inverno em Jundiaí. Cidade deve sentir os efeitos do El Niño -
16/06/2026
Defesa Civil de Jundiaí celebra 49 anos com estrutura fortalecida e mais capacidade de atendimento
Baixe as fotos desta notícia na resolução original



