Fumas inicia identificação no Jardim São Camilo

Publicada em 05/02/2015 às 18:06

A oportunidade de colaborar com uma ação que fará toda a diferença para o Jardim São Camilo animou Alex Sandro Batista, que há um ano está desempregado. A exemplo de outros moradores do bairro, ele foi um dos contratados para iniciar nesta quinta-feira (5) o trabalho de instalação de placas de selagem (identificação) em casas existentes nas áreas do núcleo.

“Além de ganhar um dinheiro que vai ajudar em casa, é a chance de colaborar com algo positivo para todos que moram aqui”, comentou. Assim como ele, Fábio Rodrigues Ferreira também faz parte da equipe contratada pela empresa Infocorreio, que realiza por meio da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) a selagem e o cadastro dos moradores do São Camilo. “Moro no bairro há cinco anos e o fato de conhecer o local facilita no trabalho”, destacou.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura e população vão se unir contra pichação
Moradias em construção dão Novo Horizonte a famílias
Homenagem destaca participação social no Plano Diretor

Moradores do próprio bairro instalam as placas de selagem

Moradores do próprio bairro instalam as placas de selagem

Assim como Fábio e Alex, pelo menos 15 pessoas circulam para instalar placas e entrevistar os moradores para a atualização cadastral da Fumas. De acordo com a diretora de Ação Social da fundação, Lucelena Rodrigues, a ideia de fazer o trabalho com quem reside no São Camilo surgiu para valorizar esses moradores e facilitar a ação. “Além de conhecerem o espaço físico, essas pessoas têm vínculo com quem reside aqui, o que torna tudo mais fácil”, comentou, ressaltando que todos estão sendo bem recebidos pela população.

Vale lembrar que a placa instalada em frente às casas, todas com numerações que permitem a identificação dessas residências, estão estampadas com o desenho de Vitória Jamile Neri, de 15 anos, moradora do bairro.

A diretora destaca que o trabalho se estenderá nos próximos dias. Todos os contratados estão identificados com coletes verdes e crachá. Além disso, uma equipe da Fumas também está no bairro para esclarecer dúvidas.

De acordo com Lucelena, o processo de selagem e atualização cadastral existe para que a Fumas identifique esses moradores e os encaminhe para programas habitacionais, como o Minha Casa Minha Vida. Além disso, por conta de abertura de sistema viário, alguns moradores serão reassentados nos 400 apartamentos, em construção na avenida Giustiniano Borin.

Cadastro
A equipe que fará o cadastro dos moradores começou no bairro também nesta quinta (5). Ainda com suporte da equipe da Infocorreio e em fase de treinamento, todos circularam pelo São Camilo para entender a divisão de setores e como funciona o formulário para as entrevistas. “Alguns cadastros já estão sendo feitos, para que possamos mostrar a essas pessoas como tudo funciona”, explicou a coordenadora da gestão social da Infocorreio, Claudia Ablas.

De acordo com ela, as equipes passarão, no máximo, três vezes em cada casa. “Caso o morador não seja encontrado nessas visitas, ele será informado sobre um plantão para os cadastros, que será realizado em pontos fixos, após o Carnaval.”

A expectativa é de cerca de 1.700 visitas sejam feitas. O bairro foi dividido em três setores.

Sob supervisão da Fumas e Infocorreio, cadastro começou

Sob supervisão da Fumas e Infocorreio, cadastro começou

Luana Dias
Fotos: Cleber de Almeida

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/02/05/fumas-inicia-identificacao-no-jardim-sao-camilo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original