Jundiaí vai ter Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa
Publicada em 03/09/2015 às 17:39Jundiaí vai ser a primeira cidade do País a receber a edição revisada e atualizada da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, um projeto do Ministério da Saúde criado para registrar e acompanhar as pessoas com mais de 60 anos. O lançamento está marcado para a sexta-feira (18), às 8h30, no Centro de Convivência do Idoso (Criju), no Complexo Argos, e faz parte da programação da 18ª Semana Municipal do Idoso.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA POR DATA E POR LOCAL
O lançamento vai contar com a participação de duas representantes do Ministério da Saúde, a diretora do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, Aparecida Pimenta, e a coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa, Cristina Hoffmann.
“A caderneta foi revisada e reformulada e vai ser relançada aqui em Jundiaí, a primeira cidade a implementar a nova versão”, destaca a diretora de Atenção à Saúde de Jundiaí, Luciana Surjus. Ela explica que esse documento visa organizar o acompanhamento em saúde dessa população, de forma que o idoso consiga se organizar nos compromissos e cuidados de saúde.
Além disso, complementa Luciana, a caderneta é um instrumento para alertar os profissionais das unidades de saúde nos aspectos que precisam ser acompanhados no envelhecimento. “Jundiaí tem implementado uma política intersetorial de saúde da pessoa idosa e a caderneta vem inaugurar essa priorização da população na política pública do município”, reforça a diretora.
LEIA TAMBÉM
Com ações nos bairros, Semana do Idoso começa na quinta-feira (17)
A titular da Coordenadoria do Idoso, Cláudia Sartori, lembra que essa é mais uma ação do governo Pedro Bigardi na valorização e cuidado da cidade e das pessoas. “O lançamento ocorre num momento oportuno, durante a Semana do Idoso, quando o foco é valorização da memória da pessoa idosa. E a caderneta é o registro da ‘memória’ das consultas e do estado de saúde da pessoa idosa”, frisa Cláudia.
O registro da caderneta torna possível intervenções para o idoso manter sua autonomia e independência e também auxilia os profissionais de saúde que atendem o idoso, o próprio idoso e seus familiares e cuidadores. “É um grande ganho para a cidade de Jundiaí e em especial para as pessoas idosas”, avalia a coordenadora.
Caderneta
A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa reúne informações da saúde dos idosos em um único local e assim facilita a comunicação entre os idosos/cuidadores e os diferentes profissionais da rede. Segundo o Ministério da Saúde, a expectativa é que, com isso, seja possível aumentar o controle sobre doenças e agravos, reduzir as incapacidades e dependências do idoso e evitar progressão para sequelas e complicações.
A nova edição da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa conta com alguns diferenciais, como: permitir o acompanhamento longitudinal por 5 anos; possibilitar a identificação do idoso frágil por meio do índice de vulnerabilidade clínico-funcional; permitir o monitoramento de condições crônicas de saúde; alertar a pessoa idosa e os profissionais de saúde para os medicamentos potencialmente de risco; entre outros.
Além de fornecer informações sobre o autocuidado para os usuários, a Caderneta orienta os profissionais de saúde a realizarem uma avaliação multidimensional e a organizarem o seu processo de trabalho em equipe.
Niza Souza
Foto: Alessandro Rosman
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original