Prefeito entrega o 1º parque com ecoponto no sábado (19)

Publicada em 17/12/2015 às 18:02

Um lugar para diversão, prática de esportes e também para cuidado com o meio ambiente. Assim será o Parque Ecológico Morada das Vinhas José Roberto Moca ‘Barroca’. O local, que será entregue pelo prefeito Pedro Bigardi no sábado (19), às 10h, será a primeira área de lazer da cidade que contará com um ecoponto.

A população poderá descartar, gratuitamente, entulho, pneus, madeiras, galhos, eletroeletrônicos, pilhas, baterias, lâmpadas, óleo de cozinha e material reciclável. A quantia é de até um metro cúbico, o que equivale a uma caixa d’água de 1 mil litros.

LEIA TAMBÉM
Prefeito entrega praça Leonardo Timpone repaginada
Inscrições de fotos da Festa da Uva vão até segunda-feira (28)

Educadores esportivos encerram atividades do Energiza Jundiaí 2015

Novo parque terá ecopontos, pista de caminhada, grafite permanente, entre outras atrações

Novo parque terá ecopontos, pista de caminhada, grafite permanente, entre outras atrações

“A área do parque era um ponto de descarte ilegal de entulho. A ideia agora é mostrar à população que é importante e possível dar destino correto a esse e outros materiais. É algo que melhora o aspecto do bairro. Além disso, trabalharemos com o Programa de Educação Ambiental em toda a região para orientar os moradores”, explica o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite.

De acordo com ele, o parque é um modelo de sucesso de como os resíduos sólidos podem ser reaproveitados. Toda a pista de caminhada, de 800 metros, foi feita com entulho reciclado no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol). A calçada da área externa também. “Estamos ampliando a capacidade de aproveitamento desse entulho de 60 para 90%, com a instalação de um equipamento chamado Pick Station. Todo o material produzido é usado em obras públicas, como a do Parque do Morada.”

O ecoponto funcionará no mesmo horário que o parque: de segunda a domingo, sempre das 6h às 19h. Não é permitido o descarte de animais mortos, medicamentos, lixo hospitalar e material orgânico.

Mais atrações
Além da novidade relacionada ao descarte dos materiais, o Parque Ecológico, assim como o Parque do Engordadouro Ângelo Costa, é possível levar animais de estimação para passear dentro do programa ‘Vamos Juntos ao Parque’.

O local conta também com academia ao ar livre, equipamento adaptado para pessoas com deficiência; playground com brinquedo adaptado para criança com deficiência; casa de escoteiro para um grupo que se instalará no local; horta com plantas medicinais; campo de malha; espaço para leitura; deck panorâmico; ponte de madeira suspensa; exposição permanente de grafite. “Há muitas áreas para contemplação, com belas paisagens. Foram plantadas mais 300 mudas. Além disso, preservamos o que já existia. É um pulmão natural para toda a região”, comenta o secretário, destacando ainda que o acesso é fácil, com ônibus vindo do Terminal Cecap que para na porta.

Homenagem
Filho de Pedro Mota e Hilda Vilasboas Mota, José Roberto Mota, conhecido como ‘Barroca’, nasceu em Piracicaba, em 22 de outubro de 1963 e faleceu em novembro de 2014. Foi criado na região de Cabreúva e iniciou a carreira de servidor público na Prefeitura de Jundiaí em 17 de setembro de 1985, como motorista. Trabalhou no Centro de Serviços e, com a criação das Unidades de Serviços, passou pela US-1 e, em seguida, pela US-5, onde passou a exercer a função de encarregado da equipe de sombreadores. Foi responsável por muito tempo pela manutenção e construção das pontes de madeira instaladas no município. Com isso ficou conhecido por todo o capricho que tinha no trabalho que executava.

“Essa era a marca dele. Barroca criou um estilo único. Tinha muito carinho pela atividade que desenvolvia e o Parque do Morada das Vinhas foi um dos últimos trabalhos realizados por ele. Essa homenagem ocorre por todo o talento que ele tinha, pela simplicidade e pelo trabalho sempre ligado à preservação e ao meio ambiente”, explica o secretário Aguinaldo Leite.

Endereço
O Parque Ecológico Morada das Vinhas fica na Avenida Uva Niágara, sem número.

Luana Dias
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/12/17/prefeito-entrega-sabado-19-1o-parque-com-ecoponto/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original