Prefeito faz prestação de contas no Bonfiglioli
Publicada em 16/03/2016 às 16:38Uma conversa transparente e objetiva, com pitadas de emoção. Essa foi a tônica do 12º encontro de Prestação de Contas do Plano de Metas, com o prefeito. A reunião da noite dessa terça-feira (15), na Emeb Antonino Messina, no Jardim Bonfiglioli, contou com a presença de moradores do próprio bairro da escola e também da Vila Rami, Vila Jundiainópolis e Jardim Merci.
Durante uma hora e meia foi possível conhecer detalhadamente os investimentos que beneficiaram a região Sul, e também outros pontos da cidade, além de projetos finalizados, obras em andamento e as que estão por vir. Os moradores ainda tiraram dúvidas e apresentaram questionamentos, respondidos de imediato pelo prefeito, e sugestões.
LEIA TAMBÉM
Prefeito visita nova Emeb do Novo Horizonte
Prefeito dá início à 4ª Semana do Consumidor em Jundiaí
Prefeitura age rápido contra prejuízos causados pela chuva
O prefeito classificou a série de reuniões pelo Prestação de Contas do Plano de Metas como uma experiência das mais interessantes e positiva. A maratona prevê ainda ao menos outros 12 encontros para fechar a programação.
“É uma troca de informações. A gente passa a avaliação do que tem sido feito na região e ao mesmo tempo recebe por parte da comunidade sugestões, ideias, propostas, críticas, o que é exatamente o sentido dessa proposta”, analisa o prefeito.
O prefeito exalta que a cada região que percorre percebe características e desejos próprios e ideologias diferentes, o que aumenta a produtividade e responsabilidade dos encontros à medida que avançam.
“É um exemplo de participação e de transparência. Dificilmente se vêem hoje no Brasil prefeitos que vão até os bairros, conversam com as comunidades e que estão abertos para receber sugestões. Nós levamos isso com muita força para cidade e estamos indo muito bem”, explica.
Márcio Cesário da Silva, que há 20 anos mora no Bonfiglioli, participou da reunião com muita atenção e ressaltou a iniciativa de forma positiva. “Num Brasil mergulhado em corrupção é quase impossível ver um líder público vir até a população para dar explicações e, principalmente, ouvir. É algo diferenciado, que nos passa segurança e credibilidade. Todos deveriam seguir este exemplo, até porque a população consegue saber como está a administração e ficar atenta à região que mora”, diz.
Projetos
O prefeito abriu a noite com a explanação dos projetos para a região, como a construção das alças de acesso da Anhanguera, que amenizaria o gargalo no trânsito na região da avenida Nove de Julho, nas imediações da rodoviária, e que facilitaria o tráfego para chegar aos bairros. O prefeito lembrou que a Prefeitura cumpriu sua parte na parceria com o Estado, com a desapropriação de 32 áreas. “Tudo o que era de responsabilidade da Prefeitura está feito. Agora é com o Estado”, lembrou.
O prolongamento da avenida Samuel Martins até a avenida 14 de Dezembro, a distribuição de kits de material e uniforme escolar, a implantação do Bilhete Único, a aquisição de novos ônibus, o Programa Domingo Feliz, a construção do BRT, o Circula Jundiaí Adaptado, a contratação de 128 guardas municipais, o recapeamento e pavimentação de ruas e avenidas, além da revitalização de praças, a implantação de academia ao ar livre na praça Geraldo Gonçalves, no Bonfiglioli, e a revitalização do Centro Esportivo Francisco Dal Santo foram alguns dos investimentos que também foram ressaltados pelo prefeito.
Mas foi na área da Saúde que o encontro de terça-feira (15) ganhou contornos de emoção. O prefeito enumerou os investimentos feitos no PA Central, nas constantes reformas no Hospital São Vicente, sem qualquer apoio do governo do Estado, na reabertura da UBS Pitangueiras, a na nova UBS da Vila Rami, além da nova sede da Farmácia Central. Destacou ainda as obras da UPA 24 horas da região Sul, que está em obras. “Vai funcionará como um novo hospital, que vai ajudar desafogar o São Vicente”, comentou.
Além de ouvir sugestões e pedidos, como o de abrir novas vagas para creche, investir em alternativas parta evitar enchentes, o prefeito foi surpreendido pelo agradecimento feito pela Soenir Macieri. Ela disse que sem qualquer pedido recebeu, recentemente, a visita de uma assistente social, que fez a avaliação do quadro clínico de seu pai, Laudelino, que tem complicações pulmonares e utiliza um cilindro de oxigênio cedido pela Secretaria de Saúde. “No outro dia me enviaram um cilindro para que meu pai pudesse sair um pouco de casa. Nós alugamos um, mas não tínhamos este que permite a locomoção”, contou.
Com os olhos marejados, Soenir disse que a ajuda lhe causou surpresa porque as pessoas nunca esperam ajuda. “Fiquei surpresa porque não pedimos nada. É algo fantástico saber que podemos contar com a saúde pública. Por isso, eu vim até aqui especialmente para agradecer”, comenta.
O Programa de Metas foi instituído pela emenda à Lei Orgânica do município de 17 de julho de 2012 e prevê as principais ações a serem desenvolvidas pela administração municipal e a prestação de contas pelo Executivo. A próxima reunião é nesta quinta-feira (17), na Emeb Aparecida Merino Elias, na avenida José Gothard, 531, no Bairro Medeiros, a partir das 19h. Estão convidados para o encontro os moradores do Medeiros e Sarapiranga.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
-
23/11/2024
Alunos da Flórida Mestag tornam-se cientistas durante mostra e feira de Ciências
-
22/11/2024
Homenagens a agentes marcam aniversário de 75 anos da Guarda Municipal
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original