Vacinação contra a raiva para cães e gatos começa dia 13
Publicada em 30/07/2018 às 18:18A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), ligada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), dá início à Campanha de Vacinação Antirrábica 2018, no próximo dia 13 de agosto. A expectativa da campanha, que se estenderá até o dia 01 de setembro, é vacinar 80% da população canina e felina do município, estimada em 46,6 mil animais. A vacinação antirrábica anual é obrigatória por lei, sendo a melhor forma de proteger os cães e gatos e, consequentemente, os humanos contra a doença.
A raiva é uma zoonose causada por um vírus presente, principalmente, na saliva dos animais infectados. É uma doença fatal, tanto para os animais, quanto para as pessoas. “Qualquer mamífero, como cães, gatos, bovinos, equinos e morcegos, quando infectado pelo vírus, pode transmitir a raiva através de mordedura, arranhadura ou lambedura. A despeito de estar controlada nas populações caninas e felinas, ainda há circulação do vírus em nosso município, principalmente em populações de animais silvestres, como os morcegos”, comenta o veterinário da UVZ, Luis Gustavo Grijota Nascimento.
LEIA TAMBÉM
Amamentação será destaque na Semana do Bebê
SUS C.O.M. VC é premiado em Congresso de Saúde Nacional
Todos os cães e gatos, sejam machos e fêmeas, que tenham ao menos 3 meses de idade, devem ser vacinados, inclusive as fêmeas prenhes, amamentando ou no cio, os animais idosos e os em tratamento (desde que autorizado pelo médico veterinário que os assistem).
A vacina será aplicada em 156 postos, sendo 93 fixos, localizados nas áreas urbanizadas do município, com endereço e horários de início e término pré-determinados, e 63 postos itinerantes, distribuídos nas zonas rurais. “Para vacinar o seu animal nos postos itinerantes, o munícipe deve mantê-lo contido e ficar atento à passagem da equipe, que ocorrerá a qualquer momento do dia e horário determinado. Por isso, é importante ficar atento. O alerta também é válido para os postos fixos, em que há a necessidade de levar o animal até um dos endereços, nos horários discriminados”, detalha o veterinário.
Além desses postos, a UVZ funciona como posto permanente de vacinação, atendendo a população o ano inteiro e, consequentemente, durante todo o período da campanha. A UVZ está localizada na Rua dos Bandeirantes, 375 – Vila Municipal, e oferece esse serviço, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para conferir onde estão os postos, basta acessar o link.
Como levar seu animal
O veterinário lembra que todos os animais devem ser levados aos postos de vacinação por adultos: os cães em coleiras e guias e os gatos, contidos em caixas de transporte ou fronhas/sacos de estopa.
Não serão fornecidas vacinas para serem aplicadas em casa.
Não será realizada vacinação em domicílio na área urbana. Exceção, apenas, aos proprietários que possuírem no mínimo 10 animais no mesmo imóvel e realizarem cadastro prévio na UVZ, entre os dias 16 de julho a 1 de setembro, munido por RG ou CPF e comprovante de endereço.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
14/11/2024
Saúde mental: iniciativas de Jundiaí são apresentadas em congresso brasileiro
-
12/11/2024
Novembro Azul: UBS Maringá leva informação e cuidado para bares do bairro
-
11/11/2024
Dengue e Covid-19: vacinas estão disponíveis nas UBSs e Clínicas da Família
-
11/11/2024
Novembro Azul: campanha reforça a importância do autocuidado masculino
Baixe as fotos desta notícia na resolução original