Mostra Sconfinamenti, de Reggio Emilia, chega a Jundiaí
Publicada em 11/11/2022 às 18:46A Mostra Sconfinamenti – Atravessando fronteiras: encontros com sujeitos vivos/paisagens digitais chega a Jundiaí neste sábado (12). O projeto apresenta experiências desenvolvidas nas creches e escolas da cidade italiana de Reggio Emilia. O foco do trabalho é estabelecer o diálogo entre o natural e o digital, numa proposta de exposição-ateliê.
A exposição é gratuita e está montada no Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI), que fica na avenida Dr. Cavalcanti, 341. Ela ficará aberta ao público até o dia 11 de dezembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h.

A abertura oficial aconteceu nesta sexta-feira (11), em cerimônia feira para diretores de escolas, parceiros da Unidade de Gestão de Educação (UGE) e autoridades locais. “A abordagem educacional de Reggio Emília é uma referência mundial em políticas públicas para a infância. A Mostra Sconfinamenti traz uma experiência inovadora e com poder transformador de práticas na cultura da infância. Esses conceitos dialogam perfeitamente com os aplicados em Jundiaí, Cidade das Crianças, por meio do Programa Escola Inovadora”, comenta a Gestora de Educação, Vastí Ferrari.
A exposição traz reflexões sobre o uso da tecnologia em diálogo com a natureza, a formação dos educadores e o uso de elementos naturais na rotina de ensino e aprendizado.

Ela foi organizada por grupos de diretores de escola e demais integrantes das equipes gestoras das EMEBs, pela equipe técnica da Unidade de Gestão de Educação e com os atelieristas de Reggio Emília, Federica Castrico e Alessandro Mainini, além da professora Maria Victória Alfieri, diretora do Colégio Aletheia, de Buenos Aires, na Argentina.
A Mostra chega em Jundiaí pela primeira vez, em parceria com a Fundação Antônio-Antonieta Cintra Gordinho, network de Reggio-Children.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
-
26/11/2025
Mostra ‘Travessias’ expõe vivências e percursos formativos das Escolas Municipais de Educação Infantil -
22/11/2025
Mês da Consciência Negra: encontro debate desafios e afetos das Maternidades Negras -
28/10/2025
Políticas públicas de Jundiaí voltadas à Infância inspiram quatro municípios paulistas -
14/08/2025
Escola da Gente: Educação lança projeto ‘Origem’ no Ciempi com foco em sustentabilidade
Baixe as fotos desta notícia na resolução original

