Mais de 200 pessoas participam do 9º Fórum de Luta Antimanicomial
Publicada em 17/05/2024 às 13:43A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por meio da Coordenação de Saúde Mental, realizou na última quinta-feira (16) a 9ª edição do Fórum da Luta Antimanicomial. Pelo segundo ano consecutivo, o evento foi em parceria com o Sesc Jundiaí. Mais de 200 pessoas participaram.
“Todos os anos, celebramos a transformação do modelo de saúde mental no Brasil, a partir do fechamento dos manicômios e do movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, reunindo os trabalhadores da Saúde, da Educação e da Assistência Social, além dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e seus familiares. Neste ano, a proposição da temática partiu de quem utiliza o serviço. Juntos, aprofundamos o debate sobre o que desejam e, também, o que ainda é necessário construirmos dentro da nossa rede, focados sempre no cuidado em saúde mental a partir de intervenções múltiplas, com vistas na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, ressaltou o coordenador de Saúde Mental da UGPS, Alexandre Moreno Sandri.
O tema central foi “Construindo Caminhos para o Protagonismo dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental.” O evento contou com três mesas de debate. A psicóloga, psicanalista e mestre em psicologia e educação, Renata Lauretti Guarido, participou da primeira, abordando: “Medicalização da Infância e Adolescência: o cuidado em rede intersetorial.”
Já na segunda mesa de debates, o professor adjunto da Universidade Federal do Paraná e membro da Fundacentro, Marcelo Kimati Dias, aprofundou a temática “Enfrentamento dos estigmas associados ao cuidado em saúde mental no campo do trabalho”. Encerrando, a professora doutora e colaboradora do programa de mestrado profissional e terapia ocupacional e processos de inclusão social da Universidade de São Paulo, Fernanda Nicácio, contribuiu com a discussão sobre “O cuidado às famílias na RAPS: reflexões sobre as relações entre pessoas usuárias, familiares e equipes nas práticas cotidianas dos serviços.”
Também participaram a gestora adjunta de Promoção da Saúde e diretora do Departamento de Atenção Ambulatorial e Hospitalar, Daniele Evangelista, e representando a Câmara Municipal, os vereadores Faouaz Taha e Rogério Ricardo da Silva.
Ao longo do dia, o Sesc recebeu a Feira Colmeia Ecosol, iniciativa intersetorial da Prefeitura para o fomento a atividades geradoras de renda por meio de Economia Criativa e Solidária e para a oportunização do contato com os consumidores.
Desde o final da década de 1980, maio é marcado como o mês de Luta Antimanicomial.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
14/11/2024
Saúde mental: iniciativas de Jundiaí são apresentadas em congresso brasileiro
-
12/11/2024
Novembro Azul: UBS Maringá leva informação e cuidado para bares do bairro
-
11/11/2024
Dengue e Covid-19: vacinas estão disponíveis nas UBSs e Clínicas da Família
-
11/11/2024
Novembro Azul: campanha reforça a importância do autocuidado masculino
Baixe as fotos desta notícia na resolução original