Maio Amarelo: ações conscientizam servidores no Paço Municipal sobre segurança no trânsito
Publicada em 07/05/2025 às 15:40Na manhã desta quarta-feira (7), o Paço Municipal de Jundiaí recebeu ações educativas do movimento Maio Amarelo, voltadas à conscientização sobre o respeito no trânsito. A programação impactou servidores e visitantes com mensagens importantes sobre acessibilidade, direção segura e prevenção de acidentes.
Uma das ações realizadas foi a iniciativa “Só um Minutinho”, que chamou a atenção ao posicionar cadeiras de rodas em vagas comuns de estacionamento, com uma mensagem direta: “É só por um minutinho”. A proposta foi conscientizar sobre o uso indevido das vagas destinadas a pessoas com deficiência. Mesmo breves paradas nesses espaços podem causar transtornos significativos a quem realmente necessita.
Confira a programação completa do Maio Amarelo

“Esse tipo de atitude, que muitos consideram inofensiva por durar apenas alguns instantes, pode dificultar muito o dia a dia de quem depende dessas vagas para garantir acessibilidade com dignidade”, reforçou José Carlos Sacramone, gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT). “Mais do que uma questão de civilidade, respeitar essas vagas e outras vagas preferenciais é um ato de respeito e empatia com o próximo.”
Outro destaque da manhã foi a ação “Ponto Cego”, que proporcionou aos participantes a experiência de se posicionar no assento do motorista de um veículo de médio porte para visualizar os pontos cegos — áreas em que o condutor não consegue ver o que está ao redor. A dinâmica foi especialmente importante para destacar os riscos enfrentados por motociclistas, ciclistas e pedestres, além de incentivar maior atenção ao dirigir.

O servidor Leandro Moretti, que participou da atividade, destacou a relevância da experiência. “Foi impactante perceber quantas áreas o motorista não enxerga mesmo estando atento. Participar dessa ação me fez refletir sobre a importância de redobrar a atenção ao dirigir, principalmente em relação aos motociclistas, que muitas vezes ficam completamente fora do nosso campo de visão. Sem dúvida, é uma lição que levarei para o dia a dia.”



As ações contaram com a participação do simpático mascote “Vaguinho” que também circulou pelos andares do Paço, conversando com servidores e entregando fitas amarelas com a mensagem “Trânsito Seguro, Depende de Todos”. A ação reforçou o espírito do Maio Amarelo, que busca mobilizar toda a sociedade para um comportamento mais seguro, humano e responsável no trânsito.
As ações foram organizadas pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) e o objetivo é ampliar o debate sobre segurança viária, incentivando atitudes conscientes que salvam vidas.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
-
06/05/2025
Maio Amarelo: Palestras de Educação para o trânsito são realizadas em escolas e empresas de Jundiaí
-
03/05/2025
Jundiaí intensifica ações de conscientização no trânsito durante o Maio Amarelo
-
30/04/2025
Jundiaí dá início às ações do Maio Amarelo no Parque do Corrupira
-
05/04/2025
Mudança no sentido da Av. Dr. Odil Campos Saes traz mais fluidez e segurança ao trânsito na região da Vila Arens
Baixe as fotos desta notícia na resolução original