Da plantação à Festa da Uva: turismo rural valoriza história e sabores de Jundiaí

Publicada em 26/01/2026 às 16:00

Por trás do perfume que as uvas e outras frutas da época exalam no Espaço Niágara Rosada de Jundiahy, na 41ª Festa da Uva e 12º Expo Vinhos de Jundiaí, há mais de um século de histórias de famílias italianas que aqui se instalaram para prosperar e tirar sustento por meio da agricultura. 

É o caso de Valdir José Bernardi, que mantém uma tradição iniciada há 130 anos pelo bisavô e participa da festa há 12 com seu estande. “São coisas boas de família que tornam nosso trabalho muito gratificante. E a festa está maravilhosa, recebendo muita gente de fora de Jundiaí para nos prestigiar”, disse.

Valdir José Bernardi mantém tradição de 130 anos e expõe há 12 na Festa da Uva

Pensando em levar aos visitantes a magia da experiência de pisar na plantação e provar os sabores da terra, a Festa da Uva disponibiliza três agências no Espaço Turismo Jundiaí para quem deseja conhecer de perto de onde vêm as frutas expostas para venda. No estande da família Michelin, quem passa para fazer uma compra pode aprofundar a experiência da festa indo até um desses guichês e comprar o bilhete para um ônibus que saem do Parque da Uva aos finais de semana. “Mais de 90% do nosso público é de fora de Jundiaí e, gosta tanto dos produtos, que opta pelo ‘colhe e pague’ que oferecemos lá na nossa plantação.”

Foi a opção escolhida por Agnes Siqueira, pela mãe, Lilian Amadeu Siqueira, e por Sander Alves. Vindos da capital paulista, os três aproveitaram a festa para fechar o passeio turístico com o objetivo de conhecer as propriedades rurais – e voltaram com pelo menos cinco quilos de uva Niágara. “A gente sente falta desse contato com a natureza. E o passeio foi muito bom, vimos a qualidade das frutas direto da ‘fonte”, relatou Agnes.

Agnes, Lilian e Sander participaram de um dos passeios e retornaram com pelo menos cinco kg de uva Niágara

Neste ano, além das propriedades rurais, uma das novidades é a inclusão, na rota, da ETEC Benedito Storani, onde é possível conhecer o Centro de Viticultura e Enologia, que oferece o primeiro curso na área em todo o Estado de São Paulo. 

Segundo a secretária municipal de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro, a Festa da Uva é uma vitrine econômica e culturalmente essencial para os produtores locais, que têm a oportunidade de levar os visitantes para outro tipo de imersão diretamente na terra. “A festa é a porta de entrada para o nosso turismo rural, pois o público tem uma amostra dos produtos e pode conhecer melhor esse empreendedorismo direto na plantação.”

Todos os passeios têm saída e retorno no Parque da Uva e cada roteiro tem a duração de aproximadamente 2 horas. Nesta edição, são oferecidas 6 saídas diárias aos sábados e domingos (11h30, 12h, 12h30, 14h, 14h30 e 15h). O ingresso custa R$ 30 e é gratuito para crianças até seis anos (desde que permaneçam no colo de um responsável, devido às vagas limitadas). A Festa da Uva 2026 vai até 8 de fevereiro.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2026/01/26/da-plantacao-a-festa-da-uva-turismo-rural-valoriza-historia-e-sabores-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original