Saúde prepara 2ª dose de vacina contra HPV para meninas
Publicada em 30/07/2014 às 17:22A Secretaria de Saúde iniciou os preparativos para a abertura, no dia 1º de setembro, da segunda fase da vacinação contra HPV para meninas de 11 a 13 anos de idade. A campanha vai ter divulgação nacional e, em Jundiaí, o trabalho será feito nas 37 unidades básicas de saúde ou de saúde da família nos bairros.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o principal cuidado para os técnicos e profissionais envolvidos é observar o intervalo entre a primeira e a segunda doses, que é de 6 meses. A primeira fase, lançada no dia 10 de março, ultrapassou 83% do público-alvo no dia 10 de abril. Esse percentual indica que mais de 6,4 mil meninas foram vacinadas no universo estimado em 7.719 potenciais recebedoras da imunização. Mas a vacinação continuou sendo realizada posteriormente para o índice chegar próximo da cobertura total.
LEIA TAMBÉM
Semana do Bebê abre com ‘Criança Terceirizada’
Na estratégia dessa vacina, a imunização é importante porque em 2015 a faixa etária será reduzida para entre 9 e 11 anos de idade.
A vacinação, inédita na rede pública, voltou-se para as 15 variedades mais perigosas entre as 100 do papilomavírus humano (que tem a sigla HPV) relacionadas com doenças como câncer de colo de útero, verrugas genitais, câncer de vagina, câncer de vulva, câncer de ânus, câncer de pênis e câncer de orofaringe.
As mulheres adultas, com idades entre 25 e 64 anos, também podem realizar exames preventivas do câncer de colo de útero na rede pública de saúde. A definição da faixa etária da vacinação, de acordo com a enfermeira Maria do Carmo Barreto Possidente, se baseou em estudos epidemiológicos, que apontam melhores níveis de anticorpos quando a menina é vacinada na adolescência.
A campanha que será aberta em 1º de setembro é a segunda das três doses dessa vacinação. A terceira será marcada para o prazo de 5 anos depois das duas primeiras. Mais informações podem ser obtidas em toda a rede de unidades de saúde.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo
-
23/02/2025
Jundiaí como referência: CEREST recebe comitiva da Bahia para troca de experiências em saúde do trabalhador
-
21/02/2025
Prefeitura de Jundiaí recebe emenda parlamentar de R$ 300 mil para investimentos na saúde
-
22/01/2025
Altas temperaturas ligam alerta para cuidados redobrados com a saúde
-
19/01/2025
Consultório Avançado de Saúde facilita acesso à saúde para moradores da zona rural de Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original