Prefeitura de Jundiaí | www.jundiai.sp.gov.br

Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela e Poliomielite

O que é?

Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) é um documento que comprova a vacinação contra a febre amarela e/ou outras doenças.

A possibilidade de exigência do CIVP é prevista no Regulamento Sanitário Internacional (RSI).

Quando é necessário?

Para pessoas que irão viajar para países que exijam a vacinação contra a febre amarela e/ou poliomielite. A lista com os países que exigem o certificado está disponível AQUI, com levantamento da Organização Mundial de Saúde para países onde há o risco de transmissão e países que exigem a vacinação de visitantes.

Documentos Necessários:

• Para a emissão do CIVP:
  1. Caso tenha realizado a vacinação em unidade de vacinação da rede municipal ou estadual, a apresentação do Cartão Nacional de Vacinação preenchido corretamente com data da administração da vacina, lote da vacina e assinatura do profissional que realizou e identificação da unidade de saúde;
  2. Caso tenha realizado a vacinação em serviço privado, é preciso ainda que o mesmo se encontre credenciado junto à Anvisa;

Apresentação de comprovante de residência – Jundiaí.

A partir de 05/02/2018 é necessária apresentação do comprovante de viagem.

Apresentação da Certidão de Nascimento é aceita para menores de idade (a vacina é recomendada para crianças a partir de 9 (nove) meses.

A emissão do CIVP pela autoridade sanitária estará condicionada à assinatura do viajante no ato, sendo imprescindível sua presença.

• Isenção de vacinação:
    Para casos em que a vacinação ou a profilaxia for contra-indicada, deverá ser emitido o Atestado ou Certificado de Isenção de Vacinação e Profilaxia.

Para a emissão do Certificado de Isenção de Vacinação:

• Apresentação de documento de identidade oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de motorista válida, etc);
  • A população indígena que não possui documentação está dispensada da apresentação de documento de identidade;
  • Para menores de idade (a vacina é recomendada para crianças a partir de 09 meses) pode ser apresentada a Certidão de Nascimento.
  • Atestado médico de contra-indicação de vacinação ou profilaxia onde conste o nome do viajante e a contra-indicação para o recebimento da vacina contra febre amarela. O atestado deverá conter o endereço completo e o telefone do consultório, bem como o CRM, assinatura e carimbo do médico responsável.

Contra indicações que permitem a emissão do certificado de isenção de vacinação:

• Ocorrência de hipersensibilidade (reação anafilática) após o recebimento da dose anterior da vacina;
  • História de reação anafilática após ingestão de ovo;
  • Presença de imunodeficiência congênita ou adquirida;
  • Presença de neoplasia maligna;
  • Vigência de terapêuticas imunodepressoras;
  • Gravidez.

Orientações e esclarecimentos

Informações para emissão do Certificado Internacional – Febre Amarela e Poliomielite

Documentos necessários:

• Comprovante de residência, RG e CPF;
  • Passaporte;
  • Caderneta de vacinação, ou comprovante onde conste a vacina contra Febre Amarela;
  • Fazer um pré-cadastro no site: www.anvisa.gov.br/viajante (só preencher e salvar).

Havendo dúvidas quanto ao preenchimento do pré-cadastro no site, ligar para 0800.642.9782

Só serão emitidos certificados para residentes em Jundiaí. Comparecer pessoalmente.

LOCAIS E HORÁRIOS DA EMISSÃO DO CERTIFICADO

• UBS CENTRAL: Avenida Antônio Segre, 71 – Centro (esquina com a Av Henrique Andrés)
    Quartas-feiras das 8h às 11h– Sextas-feiras das 13h às 16h
  • UBS ANHANGABAÚ: Rua Hans Staden, 40 – Anhangabaú