Capacitação Operação Estiagem

O Plano Operação Estiagem sempre abrange o período de 01 de maio ate 30 de setembro, e se as condições meteorológicas exigirem, pode ser prorrogado para 30 de outubro, mediante análise da Defesa Civil.

A Defesa Civil de Jundiaí a exemplo dos últimos anos, com a realização das Operações Estiagem, e após reuniões preparatórias, ocorrida no dia 04 junho de 2022 iniciou a série de capacitações para formação de brigadistas em virtude da Operação Estiagem de 2022 e seu respectivo Plano de Contingência Municipal. Os treinamentos, organizados pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal/ Divisão Florestal e Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), com o apoio da Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho (FAACG), visa a formação teórica e prática de brigadistas para a colaboração durante as ocorrências de incêndios em vegetação.

Dentre os conteúdos teóricos do curso, a Defesa Civil detalha os principais aspectos do “Plano de Contingência de Estiagem no Município de Jundiaí”, aprovado pelo Decreto nº 29.635 de 14/01/2021, abordando também como é realizado o monitoramento climático (umidade relativa do ar, temperatura, velocidade do vento e índice de chuvas) utilizado para a elaboração do Boletim Meteorológico expedido semanalmente, as segundas e quintas-feiras.

Ainda na parte teórica das capacitações, a UGPUMA aborda sobre a Lei Municipal nº 8.858, de 07/11/2017, que dispõe sobre a proibição de queimadas, regula a reparação do dano ambiental e cria a Comissão Técnica Permanente. Em sequência é apresentado pela Divisão Florestal da Guarda Municipal a atuação do órgão na prevenção e combate dos incêndios em vegetação, especialmente na área da Serra do Japi, um patrimônio natural considerado “Reserva da Biosfera da Mata Atlântica” pela Unesco. Finalizando a etapa de apresentações do curso, o Corpo de Bombeiros Militar aprofunda na temática da caracterização e metodologia de combate às queimadas, demonstrando conceitos teóricos e operacionais a serem adotados durante as ocorrências.

Finalizada a parte teórica, inicia-se o treinamento prático, ministrado pelo Corpo de Bombeiros. A atividade consiste em simular a ocorrência de uma queimada em vegetação, na qual os brigadistas, devidamente equipados, utilizam-se de materiais apropriados (abafador, bomba costal, dentre outros) para promover a extinção do fogo, conforme absorvido durante o conteúdo teórico.

Ao final da sequência de capacitações, os participantes receberão os certificados de conclusão do treinamento, bem como a respectiva foto do grupo.

Como também nos últimos anos, estamos ainda ate o fim da Operação Estiagem com o Curso de EAD, em funcionamento, também com emissão de certificado para os que concluírem com aproveitamento.

Imagens das Capacitações:

Ano 2021

Ano 2022


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/casa-civil/capacitacao-operacao-estiagem/