Ações no município de Jundiaí

Durante a pandemia pelo novo coronavírus, o município de Jundiaí, a partir do Comitê de Enfrentamento e Prevenção ao Coronavírus, desenvolve ações específicas com base em análise do cenário da pandemia na cidade, para determinar ações específicas. Portanto, durante os períodos de alta no número de casos: ampliação do número de leitos públicos hospitalares; criação do Disk e Chat Coronavírus; criação do voluntariado para profissionais de saúde; testagem rápida para COVID-19; utilização de sistema de inteligência digital com georreferenciamento de casos positivos de COVID-19; distribuição de máscaras doadas à população; parceria com universidades para realização de um inquérito epidemiológico (estudo cientifico); e criação das Unidades Sentinelas e Pronto-Atendimentos para atendimento exclusivo de casos de Síndrome Gripal.

Sete dessas ações foram consideradas inovadoras por membros da comunidade global e indicadas para integrar a lista de soluções inovadoras no Mapa da Reação, que identifica soluções na resposta à COVID-19.

Com a redução no número de casos, o cenário também é adequado e os recursos adequados à demanda.

Histórico:

Ampliação do número de leitos públicos hospitalares 

No Hospital São Vicente de Paulo, houve aumento do número de leitos de UTI e de enfermaria. Além disso, uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí e o Hospital Regional também possibilitou o aumento do número de leitos de enfermaria.

Outra ação adotada pelo município foi a construção de um Hospital de Campanha, em parceria com o Comando do Exército, que ampliou o número de leitos para suporte aos pacientes com COVID-19.

Disk 156 Coronavírus e Chat Coronavírus

Plataformas de atendimento ao cidadão, por meio de telefone, site e APP, liberado pelo período de março de 2020 a setembro de 2021, com oferta de atendimento por profissionais da saúde treinados que prestaram atendimento e informaram sobre a COVID-19.

Voluntariado

A Prefeitura de Jundiaí abriu o processo de inscrição de voluntários da área da saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e farmacêuticos), a fim de ampliar o seu planejamento de trabalho na área da saúde.

Teste rápido para COVID-19

A Prefeitura de Jundiaí disponibilizou 20 mil testes rápidos à população para mapear a situação epidemiológica do novo coronavírus no município. Conhecer o comportamento epidemiológico na cidade possibilitou que o processo de retomada econômica, com a reabertura gradual dos comércios, fosse realizado de maneira consciente e embasado nos dados do município.

RT-PCR para COVID-19

A partir de 22 de junho de 2020, a Prefeitura de Jundiaí passou a disponibilizar à população a testagem padrão ouro para COVID-19, com o método RT-PCR. Esse novo teste diagnostica a doença em sua fase ativa e visa a identificação da pessoa doente de maneira rápida, para que o isolamento social seja adotado o mais precocemente possível. Com isso, evita-se que o vírus se dissemine na população.

Sistema de inteligência digital com georreferenciamento de casos positivos de COVID-19

O uso da tecnologia para aproximar a população da administração municipal é uma das metas da Prefeitura de Jundiaí e, com a pandemia do novo coronavírus, o uso das ferramentas digitais e de inteligência garantem a total transparência do cenário epidemiológico do município. Além das informações já disponibilizadas no site da Prefeitura e no APP Jundiaí, os dados são apresentados em mapas, com as indicações de regiões com a ocorrência da doença, além de outros dados que auxiliam na tomada de decisões para a contenção da doença.

O sistema de inteligência interpreta os dados brutos recebidos pelos órgãos municipais envolvidos no combate ao Sars-CoV-2 e disponibiliza para a população por meio da página “Coronavírus” e no APP Jundiaí.

Distribuição de máscaras doadas para a população

Assim como as demais doações de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), feitas em prol do combate ao novo coronavírus, a Rede Jundiaí de Cooperação – órgão ligado à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) – é uma das portas de entrada para a ajuda da sociedade. Foram doadas mais de 160 mil máscaras de pano, por diversos grupos solidários do município, para distribuição à população. As máscaras foram distribuídas pelas equipes das Unidades de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) nos sete terminais urbanos da cidade entre outros pontos de grande circulação de pessoas na cidade.

Parceria com universidades para realização de um inquérito epidemiológico (estudo científico)

O objetivo geral do inquérito epidemiológico foi realizar um estudo epidemiológico do COVID-19 em Jundiaí,  para investigar o perfil epidemiológico, verificando a tendência temporal e realizando a distribuição dos casos notificados por meio da análise espacial e grau de imunização da população. A pesquisa foi realizada em 2020, pelos estudantes e professores da Faculdade de Medicina de Jundiaí, além de outras instituições de ensino e trabalhadores da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

Unidades Sentinelas e Pronto-Atendimentos para atendimento exclusivo de casos de Síndrome Gripal

O Plano de Contingência e Enfrentamento à COVID-19, determinado pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) da Prefeitura de Jundiaí, estabeleceu o funcionamento de Unidades Sentinelas espalhadas pela cidade para o atendimento específico às pessoas que estão com sintomas gripais. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Anhangabaú, Rami e Jardim do Lago, além da Clínica da Família do Jardim Novo Horizonte, atuaram no novo formato para o cuidado da população, agilizando o atendimento e evitando os riscos de contaminação.

Além disso, dois Pronto Atendimentos foram criados para atendimento exclusivos de pacientes com sintomas gripais graves e outros três PAs já existentes também passaram a atender casos de graves de Síndrome Gripal.

https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/03/24/jundiai-disponibiliza-disque-156-coronavirus/

https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/05/14/unidade-sentinela-e-referencia-para-atendimento-de-sintomas-gripais/

https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/05/24/mapa-da-reacao-acoes-de-jundiai-contra-coronavirus-sao-destaque-na-onu/

https://nacoesunidas.org/plataforma-mapeia-solucoes-inovadoras-de-resposta-a-covid-19-no-brasil/

https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/04/08/jundiai-faz-parceria-com-o-exercito-para-montar-hospital-de-campanha/

https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/06/19/testagem-jundiai-inicia-novo-metodo-para-bloqueio-viral/

https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/06/19/testagem-jundiai-inicia-novo-metodo-para-bloqueio-viral/

FAQ - Tire suas dúvidas