Currículo em Ação
Estamos disponibilizando neste link os textos sistematizados pelos grupos de professores, especialistas e educadores, da rede municipal de Educação de Jundiaí, sobre o currículo municipal de Educação, legalmente exigido após a promulgação do PNE (lei 13.005/2014). Depois de serem definidas as diretrizes gerais da Educação Nacional o Estado de São Paulo definiu seu PEE em 2016. O município de Jundiaí produziu seu PME em 2015. Em decorrência deste alinhamento restava a tarefa institucional e política de produzir um Currículo Municipal de Educação, aqui apresentado. Trata-se de um documento preliminar, construído de maneira democrática e participativa, nestes três anos recentes, de modo a registrar organicamente a prática pedagógica e as escolhas filosóficas e politicas inspiradoras do trabalho educacional e docente da rede municipal. Um currículo é um caminho, um “percurso”. Vem de uma origem ou ponto de partida e aponta para um horizonte, um ponto de chegada, sempre aberto. A experiência, coletiva, democrática e participativa da construção deste currículo é sua grande virtude. No entanto, presentes em nossas atividades particulares ou singulares, com as melhores intenções, fizemos aquilo que a consciência possível permitiu fazer, de nosso lugar. Era necessário um momento para uma visão de conjunto.
O IV Simpósio Municipal de Educação de Jundiaí, acontecendo entre os dias 07 a 09 de novembro de 2016 foi pensado como um momento de apropriação de totalidade, de debates e questionamentos para aprimoramentos e sugestões que garantissem um alinhamento de conjunto, integrador e articulador, garantindo as autonomias e plenitudes de cada território educacional em construção.
Desejamos que todos os educadores conheçam e apropriem-se de todos os documentos constituídos por esta marcha coletiva e participativa. Aguardamos um grande e fecundo debate no Simpósio, para desencadear as inserções necessárias e eventuais aperfeiçoamentos no “concreto pensado”, de modo a legar, para a educação do município, um currículo vivo, em ação, legitimo e inspirador, que dialogue com a cidade, com os seus cidadãos e cidadãs e tenha como interlocutores presentes as crianças, os adolescentes e jovens, os adultos e idosos, enfim, todos os que reconhecem a Educação como um direito e como processo, permanente e contínuo, de humanização e de cidadania.
Arquivo 1 – Educação Infantil I
Arquivo 2 – Educação Infantil II
Arquivo 3 – Educação Fundamental – primeira parte
Arquivo 4 – Educação Fundamental – segunda parte
Arquivo 5 – Educação de Jovens, Adultos e Idosos
Diretrizes Curriculares da Educação Básica Municipal de Jundiaí