Coordenadoria do Idoso inicia trabalhos

Publicada em 21/03/2013 às 17:54

Um mapeamento de todos os serviços municipais voltados para os moradores acima de 60 anos de idade, que em Jundiaí somam quase 60 mil pessoas (16% da população), é o ponto de partida da nova Coordenadoria Municipal do Idoso.

“Nossa missão principal vai ser buscar a integração de políticas públicas específicas entre todas as secretarias. Temos ainda muito pouco nessa área, que tende a crescer muito nos próximos anos”, afirma Cláudia Regina Sartori, que inicia o setor ao lado de Sônia Maria Menin.

Entre essas políticas estão atualmente o Cepai (Centro Público de Atendimento ao Idoso José Carreira), que é um centro-dia voltado para atividades para esse grupo; o Criju (Centro de Referência ao Idoso de Jundiaí), um centro de referência com atividades da assistência social, saúde e lazer; e também um Condomínio do Idoso, com casas adequadas construídas no Fazenda Grande, além de programas setoriais de lazer, de saúde e de esportes, entre outros. A existência de uma demanda social maior que os equipamentos atuais motiva os planos.

“Os contatos já começaram e incluem discussões com setores variados como turismo ou educação. E no início de abril vamos abrir a cooperação com o Comid (Conselho Municipal do Idoso) em sua reunião mensal, nos apresentando ao grupo”, explica Sônia sobre um dos primeiros momentos de contato externo da equipe.

Inclusão
Para a coordenadora Cláudia, “o foco do governo precisa ser a inclusão de todos, principalmente daqueles sem acesso”, afirma.

Ambas compartilham da meta de valorizar esta faixa da população tanto pela vida ativa quanto pela memória, e citam até uma passagem de Cora Coralina, poeta goiana que mostrou sua arte já em idade avançada. “Sou uma mulher como qualquer outra/ venho do século passado/ e trago comigo todas as idades.”

Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/03/21/coordenadoria-do-idoso-inicia-trabalhos/
Leia mais sobre