Procon orienta 3 mil pessoas no Dia do Consumidor
Publicada em 15/03/2013 às 18:48Encerrando a Semana do Consumidor, o Procon de Jundiaí esteve na tarde desta sexta-feira (15) informando e orientando os consumidores sobre direitos na rua Barão de Jundiaí, no Centro. Cerca de 3 mil pessoas receberam os folhetos informativos, com dicas na hora da compra, para quitar as dívidas e informações sobre empréstimo consignado e cartão.
Leia também
Banco do Povo ajuda na reforma de imóveis da CDHU
“Consumidor bem informado é consumidor consciente. Com informação, os fornecedores terão mais respeito com os clientes e o número de problemas pode diminuir, pois o fornecedor tem o dever de cumprir as legislações e o consumidor tem o direito de exigir”, afirma o coordenador do Procon de Jundiaí, Adilton Garcia.
Durante a ação, o coordenador orientou sobre dúvidas de transações bancárias, aquisição de seguros e compras em grandes magazines.
“Comprei um móvel numa loja e falaram que eu poderia concorrer no sorteio de um automóvel. Aceitei e todo mês pago um valor fixo no boleto referente à assinatura de uma revista, mas nunca recebi nenhum exemplar. Falei com o coordenador e sei que posso requerer os valores pagos. Vou procurar meus direitos com a ajuda do Procon”, reclama Maria Aparecida Maciel.
Para Adilton, a recepção com a população foi ótima porque muitos têm ou tiveram algum tipo de problema. “Este trabalho terá um resultado a médio prazo, quando todos conhecerem seus direitos, terão mais segurança durante as compras”.
Dicas do Procon
Pense
Antes de comprar, verifique se você realmente precisa daquele produto. Controle seus gastos e desenvolva um objetivo financeiro.
Cuidado
Desconfie das vantagens exageradas. O hábito de ler contrato faz parte do consumo consciente. O consumidor precisa entender o que está sendo comprado e deve ter seus direitos preservados caso a empresa descumpra o que está escrito.
Internet
Por meio do site da Fundação Procon é possível os consumidores consultarem os sites com maiores números de reclamação. Cuidado com as vantagens exageradas.
Eduque-se
Elabore um plano para controlar todas as despesas, envolvendo a família.
Ajuste-se
Tente negociar dívidas diretamente com os credores ou através de uma conciliação nos postos avançados de conciliação. Caso não tenha recursos para saldar as dívidas, avalie também a possibilidade de obter crédito com taxas menores, como o empréstimo consignado.
Fotos: Paulo Grégio
-
06/11/2024
Procon Jundiaí orienta consumidores para as compras da Black Friday
-
03/07/2024
Procon identifica variação de 419% em preço de medicamento
-
10/05/2024
Procon realiza ação de fiscalização para o Dia das Mães
-
06/05/2024
Procon faz ação educativa sobre protocolo ‘Não se cale’
Baixe as fotos desta notícia na resolução original