Castração de animais domésticos supera meta

Publicada em 15/04/2013 às 14:55

A expectativa de 200 atendimentos no mutirão de castração de cães e gatos no Jardim São Camilo, realizado domingo (14), foi superada com a procura de última hora por moradores de diversos bairros da cidade. E, para os donos de animais domésticos, este serviço deve ser cada vez mais estimulado.

Leia também
Prefeitura lança ‘Estacione Consciente’

A população aprovou o procedimento

A população aprovou o procedimento

Taís Tonoli esteve com os pais na escola municipal EMEB Deodato Janski para levar as cadelas Fafá e Kiara. “Nós temos oito cães em casa, que tem bastante espaço. Mas o tratamento fica muito caro. A última chegou por adoção em uma ONG de Osasco”, explica a estudante.

A mobilização para a ação, realizada geralmente em bairros populares, envolveu uma equipe de 18 profissionais da prestadora de serviços, dois agentes comunitários de saúde, dois funcionários da Cobema (Coordenadoria de Bem Estar Animal) e dois voluntários.

“É uma medida que não apenas beneficia os donos, mas permite um controle ambiental e evita também a disseminação de doenças por cães de rua”, explica o médico veterinário Jonathann França Ribeiro.

Para ele, a implantação de microchips (feita em conjunto com a cirurgia) permite identificar animais encontrados na rua por meio do cadastro da prefeitura. A medida também inibe o abandono, considerado crime e, infelizmente, ainda comum nos dias atuais.

Calmaria

De cachorros enormes com focinheiras a pequenos cãezinhos, o ambiente era calmo na escola. Algumas pessoas desavisadas levaram também gatos no colo, mas Aline Polo estava com a caixinha de transporte para a gatinha Mística. “A cirurgia foi muito rápida, em torno de meia hora”, explicou.

A Cobema, antes vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, está transferindo a conexão para a Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente no âmbito dos preparativos para a futura pasta ambiental exclusiva.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/15/castracao-de-animais-domesticos-supera-meta/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original