Parque da Uva tem encontro de Educação Inclusiva

Publicada em 17/04/2013 às 15:36

O secretário de Educação, professor Durval Orlato, não conseguiu esconder a emoção na abertura do 1º Encontro Municipal de Educação Especial e Inclusiva, realizado nesta quarta-feira (17), no Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari. “Antes, apenas os coordenadores participavam de capacitações como essa. Hoje temos 100% dos agentes envolvidos aqui presentes”, explicou.

Mais
Complexo Argos tem inovações culturais

Prefeitura melhora o uso da pista de atletismo do Bolão
Prefeitura mantêm aumento real acima da inflação

Pela primeira vez, todos os professores participam de capacitação

Pela primeira vez, todos os professores participam de capacitação

O evento abordou o tema “Quebrando barreiras e unindo forças”. A presença maciça dos professores da rede foi considerada pelo secretário como de fundamental importância. E as aulas não tiveram de ser interrompidas, já que foram criados dois períodos de atividades (manhã e tarde) para possibilitar a participação de todos os profissionais.

De acordo com o secretário, com este encontro, o Núcleo de Políticas Públicas para Inclusão da Secretaria de Educação inicia as ações no sentido de fazer com que as crianças aprendam como as demais crianças da rede. “Queremos, com a capacitação, aprimorar as ferramentas para fazer essa inclusão, de modo a ter reflexos não apenas sociais mas, principalmente, na Educação”, disse.

Secretário Durval Orlato: “Aprimorar as ações na educação inclusiva”

Secretário Durval Orlato: “Aprimorar as ações na educação inclusiva”

No Brasil, há 385 mil alunos com necessidades especiais inscritos na rede pública de ensino. Em Jundiaí, segundo a supervisora do Núcleo de Políticas Públicas para a Inclusão, Karen Silva, existem 370 deficiências múltiplas cadastradas na rede municipal de Educação, entre deficientes auditivos, visuais e físicos, além de portadores de transtorno global do desenvolvimento.

Para garantir a inclusão destes alunos, dando-lhes condições de igualdade com os demais, a secretaria conta com o trabalho de 35 profissionais com especialização na área, além de um professor psicomotricista. Ao todo, 22 salas de aula oferecem atendimento educacional especializado.

Convidados
O encontro ainda teve a participação de convidados especiais. Um deles, o paratleta Valdir Gonçalves, fez um relato bastante descontraído da vida como cadeirante.

Entre risos e momentos de reflexão, a plateia conheceu um pouco das dificuldades que a população em geral tem para lidar com pessoas nas condições como a dele. “No meu caso, o esporte transformou minha vida, mas falta conscientização de que podemos fazer muito.”

O representante do Instituto Paradigma, Fabiano Pulman, que também é cadeirante, acompanhou os trabalhos e disse que se sente gratificado por fazer parte deste processo em Jundiaí. “É muito bom contar com a determinação dessas pessoas, que estão nos auxiliando a fazer sempre o melhor.”

Já Reinaldo Fernandes, da Coordenadoria da Pessoa Portadora de Deficiência, destacou que os tempos são outros. “Na minha infância, não víamos crianças com deficiência nas escolas e hoje elas convivem com os demais alunos, em condições de igualdade”, analisou.

Por Alcir de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/04/17/parque-da-uva-tem-encontro-de-educacao-inclusiva/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original